Redatora especializada na cobertura de temas sobre alimentação e universo fitness.
Você sabia que aquela casca de banana que você joga fora duas vezes e meia mais vitamina C do que a polpa da fruta? Como cascas, talos, sementes e folhas dos vegetais e frutas que costumam desprezar podem ser muito homens.
"Assim como, possuem um como rico ou convencional uma quantidade de minerais nutritivos, sais e proteínas que não podem ser considerados em maior quantidade nutricional utilizada", observa um Instituto da Paz que seja a maior quantidade de valor nutricional utilizado Cardiologia.
Aproveitar como as frutas e os vegetais ao máximo é cada vez mais importante em um mundo onde 1,3 bilhões de alimentos são usados atualmente de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura. Confira que você deve parar de jogar no lixo e passar a colocar na panela, conheça seus benefícios para a saúde e aprenda como as receitas saborosas com eles.
Casca de abóbora
A casca de abóbora é rica em fibras, vitamina C e carotenóides. "O consumo deste último nutriente auxilia na prevenção de doenças cardíacas e também previne problemas de visão e de câncer", explica a nutricionista Silvia Honorato da Silva, supervisora do programa Alimente-se bem do Sesi São Paulo.
Um estudo sul-coreano publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry dos Estados Unidos concluiu que a cascata da abóbora possui uma proteína chamada Pr-2 que tem um efeito poderoso. Ela enfrenta o fungo que causa vaginais e outros problemas de saúde.
A casca de abóbora pode ser utilizada em saladas, para enriquecer o arroz e servida como um canapé. Em todos os casos é preciso ferver o alimento já que o seu é muito duro e as espécies de abóbora utilizadas são secas.
Os nutrientes da casca da abóbora vencem a polpa
Proteínas: 100 gramas de casca possuem 1,5 gramas, enquanto a mesma quantidade da polpa têm 0,81g.
Fibras: A casca possui mais do que o dobro deste nutriente do que a polpa. 100 gramas de casca têm 2,34 g enquanto a mesma quantidade de polpa possui 1,06 g.
Potássio: 100 gramas de casca possuem 0,51g, enquanto a mesma quantidade de polpa têm 0,33g.
Casca de banana
A casca de banana é rica em vitaminas A, C e do complexo B e fósforo. "O fósforo que atua no metabolismo, é um mineral que funciona como um complexo B e também fortalece os ossos e combina com o fósforo, que tem a função de auxiliar o cálcio".
Publicada pela Biotecnologia e pesquisa publicada pela revista da Sociedade Japonesa de Biociência, Biotecnologia e Agroquímica que a casca de banana é para quem possui Bioscience, Bioscience de Câncer. O extrato da cascaia a reduzir o aumento da glândula aditiva. A casca de banana pode ser utilizada na produção de doces como bolos ou geleias.
-Confira em quais nutrientes a casca da banana vence a polpa
Vitamina C: A casca conta com duas vezes e meia mais vitamina C do que a polpa. 100 gramas de casca possuem 10,14 mg enquanto a mesma quantidade de polpa têm 3,9 mg. O nutriente irá proteger o organismo, aumentar na prevenção e no combate de infecções como a gripe.
Potássio: A casca também tem o dobro de potássio da polpa. 100 gramas de casca possuem 0,93g enquanto a mesma quantidade da polpa têm 0,45g. O poder auxiliar nas importantes contrações musculares, além de ser alterado, com outros nutrientes, para melhorar a circulação sanguínea.
Casca de Maracujá
A cascata de maracujá, falando daquela parte branca da fruta, é de benefícios. Ela é rica em pectina, niacina, ferro, cálcio e fósforo.
"A redução dos níveis de dieta de colesterol saudável, que reduz também os níveis de nutrição de colesterol de saudável, ajuda a promover alimentos, ajuda pela proteção também nos casos de diabetes, açúcares na saúde, ajuda também a nutrição nos casos de diabetes colesterol, ajuda também a ingestão de dietas de colesterol e colesterol de dietas e homens".
Esta parte da fruta é utilizada para fazer a farinha de maracujá que possui diversos benefícios para a saúde. A farinha promove a saciedade, o colesterol e ajuda o emagrecimento, o diabetes, colabora com quem já melhora a digestão e as taxas de colesterol.
A casca do maracujá pode ser utilizada para enriquecer saladas, na forma de cremes para acompanhar carnes, como um purê e também para doces.
Verifique quais nutrientes a casca do maracujá vence o suco
Fibras: A casca conta com dez vezes mais fibras do suco. 100 gramas de casca possuem 5,2 g enquanto a mesma quantidade de suco têm 0,5 g.
Vitamina C: 100 gramas de casca possuem 21 mg enquanto a mesma quantidade de suco têm 20 mg.
Casca de laranja
A casca de laranja é rica em fósforo, cálcio, fibras e carboidratos. "Este fornece última energia ao corpo para realizarmos nossas atividades diárias, como andar, falar ou respirar", afirma Borba.
Uma pesquisa eficaz do Arizona Cancer Center nos Estados Unidos concluiu que a casca de laranja é uma substância rica que tem se mostrado eficaz no combate ao câncer de mama e de cólon. A casca de laranja pode ser utilizada para aromatizar o arroz e os molhos e em doces.
Verifique quais nutrientes a casca da laranja é melhor do que a polpa
Proteínas: 100 gramas da casca têm 1,2 g enquanto a mesma quantidade da polpa possui 0,98 g do nutriente.
Carboidratos: 100 gramas da casca têm 12,1g enquanto a mesma quantidade de polpa 2,94g do nutriente.
Fibras: 100 gramas da casca têm 6,48 g enquanto a mesma quantidade da polpa possui 0,92 g do nutriente.
Fósforo: A casca possui cinco vezes mais fósforo do que a polpa. 100 gramas da casca têm 106,9 mg enquanto a mesma quantidade da polpa possui 18,9mg do nutriente.
Talos de agrião
O talo de agrião é rico em vitaminas A, C, do complexo B, fósforo e ferro. "O consumo do alimento auxiliar na redução da formação de radicais, ajudando a aumentar os riscos de envelhecimento", conta Silva.
O alimento pode ser ingerido cru em saladas ou em maioneses de legumes. Ele também pode ser combinado com carnes e é uma ótima opção para recheio de alimentos como pastel assado. O talo tem um sabor picante.
Verifique quais nutrientes o talo do agrião vence a folha
Ferro: O talo possui 56 vezes mais ferro do que a folha. 100 gramas de talo têm 11,3 mg enquanto a mesma quantidade da folha possui 0,20 mg do nutriente.
Fibras: 100 gramas de talo têm 0,59 g enquanto a mesma quantidade da folha 0,5 g do nutriente.
Talo de brócolis
O talo de brócolis contém vitamina C e A e é utilizado para enriquecer preparações ou em recheios. "A vitamina A é interessante porque diminui os riscos de inflamações na pele", justifica Silva.
De acordo com o American Institute for Cancer Research dos Estados Unidos, o talo do brócolis também é rico em isotiocianatos, fitoquímicos que podem desempenhar um papel no combate ao câncer. O alimento pode ser preparado na forma de purê ou creme. Ele também é um ótimo recheio de comidas como uma pizza.
Verifique em qual nutriente o talo do brócolis possui o ramo
Potássio: 100 gramas de talo têm 5,34 g enquanto a mesma quantidade do ramo 3,16 g do nutriente.
Talo de couve
O talo da couve é rico em cálcio e potássio. "Este último nutriente auxiliar no controle da pressão do sangue, na formação dos nervos e prevenir câimbras", diz Borba. O alimento pode tornar um delicioso purê, creme e até mesmo requeijão.
Verifique em qual nutriente o talo da couve vence a folha
Potássio: O talo da couve possui 43 vezes mais poderoso do que a folha. 100 gramas de talo têm 7,34 g enquanto a mesma quantidade da folha possui 0,7 g do nutriente.
folha de beterraba
A folha de beterraba é rica em diversos nutrientes. Ela possui 17 vezes mais vitamina C do que a polpa da laranja. "Este nutriente aumenta as defesas do organismo, auxiliando na prevenção e no combate de infecções como a gripe", conta Borba. Além disso, a folha de beterraba também é uma fonte de carotenóides e potássio.
O alimento pode ser consumido cru em saladas e também como um charuto preenchido com o recheio de sua preferência.
Confira em quais nutrientes a folha da beterraba vence a polpa
Vitamina C: A folha possui 126 vezes mais vitamina C do que a polpa. 100 gramas da folha têm 557 mg enquanto a mesma quantidade da polpa possui 4,4 mg do nutriente.
Potássio: 100 gramas da folha têm 7,2 g enquanto a mesma quantidade da polpa possui 2,82 g do nutriente
Fibras: 100 gramas da folha têm 1,34 g enquanto a mesma quantidade da polpa possui 2,82 g do nutriente.
Folha de couve-flor
A folha de couve-flor é rica em vitamina C, fósforo e cálcio. "Este último nutriente auxilia na diminuição dos riscos de osteoporose", ressalta Silva. Este alimento é um ótimo substituto para a couve, podendo ser consumido cru ou refogado.
-Confira em quais nutrientes a folha da couve-flor é melhor do que o ramo
Vitamina C: A folha de couve-flor possui duas vezes e meia mais vitamina C do que o ramo e quatro vezes mais do que a polpa de laranja. 100 gramas da folha têm 122,7 mg enquanto a mesma quantidade do ramo possui 48,2 mg do nutriente.
Cálcio: 100 gramas da folha têm 26,1 mg enquanto a mesma quantidade do ramo possui 22 mg do nutriente.
Fósforo: 100 gramas da folha têm 44,8 mg enquanto a mesma quantidade do ramo possui 44 mg do nutriente.
Potássio: 100 gramas da folha têm 5,05 g enquanto a mesma quantidade do ramo possui 0,29 g do nutriente.
Semente de abóbora
A semente de abóbora é rica em fibras, proteínas, potássio e lipídios. "O alimento possui fibras insolúveis que melhoram o funcionamento do intestino e também possui gorduras insaturadas que auxiliam na redução dos riscos de doenças cardiovasculares", conta Silva.
A semente pode ser utilizada em saladas ou como um aperitivo, inclusive esta comida já é comercializada em casas de produtos naturais.
Confira em quais nutrientes a semente da abóbora é melhor do que a polpa
Proteínas: A semente de abóbora possui 31 vezes mais proteínas do que a polpa. 100 gramas da semente têm 25,39 g enquanto a mesma quantidade da polpa possui 0,81g do nutriente.
Fibras: A semente também possui 28 vezes mais fibras do que a polpa. 100 gramas da semente têm 29,6 g enquanto a mesma quantidade da polpa possui 1,06 g do nutriente.
Potássio: 100 gramas da semente têm 2,41 g enquanto a mesma quantidade da polpa possui 0,33 g do nutriente.
Lipídios: 100 gramas da semente têm 12,54 g enquanto a mesma quantidade da polpa possui 0,14 g do nutriente.
Semente do melão
Rama de cenoura
A rama de cenoura possui vitamina C, carotenóides, ferro e cálcio. "Este nutriente é responsável pela formação e manutenção dos ossos", explica Borba. A rama de cenoura é utilizada para compor os molhos das massas e você também pode comer a rama cozida.
Confira em quais nutrientes a rama da cenoura é melhor do que a raiz
Proteínas: 100 gramas da rama têm 2,76g enquanto a mesma quantidade da raiz possui 0,68 g do nutriente.
Fibras: 100 gramas da rama têm 3,19 g enquanto a mesma quantidade da raiz possui 1,11 g do nutriente.
Vitamina C: 100 gramas da rama têm 16,65 mg enquanto a mesma quantidade da raiz possui 6,24 mg do nutriente.
Cálcio: A rama possui 14 vezes mais cálcio do que a raiz. 100 gramas da rama têm 68,7 mg enquanto a mesma quantidade da raiz possui 5 mg do nutriente.