
Especialista em Nutrição Clínica Cirúrgica, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia Funcional, diplomad...
i
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.

As sementes são uma forma simples de incrementar as refeições, deixando-as muito mais ricas em nutrientes. "Elas são riquíssimas em fibras e por isso valiosas para a flora intestinal e o funcionamento do intestino. São também eficazes na proteção contra o câncer, principalmente por regular o sistema imunológico e ajudar a varrer substâncias tóxicas do organismo", afirma a nutricionista Patricia Davidson, em post no Instagram.
Ela indica ainda que as fibras ajudam na saciedade e são fontes de gordura essencial, como o Ômega 3. "Recomendo que o consumo seja feito preferencialmente in natura, ou em preparações doces, ou salgadas. São ótimas para serem associadas ao consumo de frutas e shakes.
Armazene-as em locais secos, abrigados de luz, ou dentro da geladeira para preservar a gordura boa no seu interior, sem que ela fique rançosa", completa. Abaixo, confira as quatro sementes mais indicadas pela nutricionista.
Leia também: Estas cinco SEMENTES te oferecem mais cálcio que um copo de leite
1 - Semente de abóbora
Rica em magnésio, triptofano e zinco, ela contribui para noites de sono mais tranquilas, atuando como um relaxante natural do sistema nervoso. Também é uma excelente fonte de proteínas vegetais, o que ajuda na construção muscular e promove maior saciedade. Além disso, suas gorduras saudáveis e fibras auxiliam no controle do açúcar no sangue, favorecendo a perda de peso e a prevenção de picos de insulina.
2 - Semente de gergelim
Rica em antioxidantes, como a vitamina E, ajuda a proteger a pele contra o envelhecimento precoce, mantendo-a mais firme e saudável. Suas fibras contribuem para o equilíbrio do intestino, prevenindo tanto a constipação quanto a diarreia.
Além disso, é uma ótima fonte de ferro, essencial para combater a anemia e manter os níveis de energia. Também contém minerais como magnésio e cálcio, que atuam na regulação do sistema nervoso, ajudando a reduzir a ansiedade e promovendo uma sensação de bem-estar.
3 - Semente de girassol
Fonte de vitamina E, cálcio e magnésio, ela ajuda a fortalecer unhas, cabelos e dentes, além de proteger as células contra o envelhecimento precoce. Seus compostos antioxidantes e o alto teor de vitamina B auxiliam na melhora da memória e da concentração. Por conter nutrientes que equilibram os hormônios, também contribui para a regulação do humor, reduzindo irritabilidade e oscilações emocionais.
4 - Sementes de linhaça
Rica em fibras solúveis, ela ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e promove maior saciedade, sendo uma aliada nas dietas de controle de peso. Suas fibras também estimulam o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre e contribuindo para a saúde digestiva.
Além disso, é fonte de ômega-3 de origem vegetal, com potente ação anti-inflamatória, que pode beneficiar o coração, as articulações e até a saúde da pele.
Leia também: Muitas pessoas colocam o grão-de-bico de molho, mas não conhecem o benefício mais importante de fazer isso