Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Todo mundo passa por aqueles dias em que fica com uma sensação de inchaço, se sentindo mais pesado. Se for checar na balança, ela vai confirmar: você ganhou alguns quilinhos. Mas como pode haver uma alteração assim tão rápida? Calma, talvez você possa culpar o inchaço.
A treinadora física americana Kindal Boyle contou em seu site, o Lifting Revolution, que é possível ficar com até 5 kg a mais de inchaço, completamente de repente e sem ter de fato engordado. Essa seria a explicação para aqueles dias em que você vai usar uma peça de roupa, a mesma que vestiu há dois dias atrás, mas agora está mais apertada.
A média, de acordo com a treinadora, é acumular até 2,5 kg de inchaço, mas o número pode dobrar, dependendo da sua alimentação e nível de atividades físicas. "Lembre-se que um número não reflete nada sobre você ou seu corpo. Não lhe diz o quanto do seu físico é músculo ou gordura, não lhe diz o quão bonito você é", conta ela.
Saiba mais: Pequenas mudanças na alimentação ajudam a reduzir o inchaço
"A boa notícia é que, a menos que você tenha ingerido 14 mil calorias a mais nos últimos dias, o seu ganho de peso não é gordura. Entenda que para ganhar um quilo a mais, é preciso consumir cerca de 3.500 calorias extras", Kindal destaca.
Saiba mais: TPM: sintomas, quando ocorre e tratamentos
Treinadora aponta as principais causas do inchaço
- Retenção de água
- Constipação
- Alterações hormonais durante o período menstrual
- Sal em excesso (pode gerar a retenção de até um litro e meio de água no corpo)
- Carboidratos simples (evite comidas processadas e opte por alimentos integrais)
- Inflamação pós-musculação (para o músculo crescer, o corpo cria uma inflamação, te deixando mais inchado e pesado).
Além disso, você também pode incluir alguns alimentos que eliminam o inchaço:
Beba mais chá
As nutricionistas explicam que os chás ricos em cafeína fazem com que a pessoa sinta vontade de urinar com mais frequência, ajudando a eliminar o excesso de líquido e toxinas, reduzindo o inchaço e limpando o organismo. Os chás mais recomendados para essa finalidade são chá branco, chá verde, cavalinha, cabelo de milho, alfafa, hibisco, quebra-pedra e dente-de-leão.
Proteínas magras
Proteínas com menor teor de gordura, como ovos, queijos magros, carne branca (aves e peixes) e soja podem agir como um diurético natural, ajudando o corpo a eliminar o excesso de água. "A água vai para onde ela é mais necessária, ou seja, onde tem menos, que é o caso das proteínas", diz a nutricionista Roseli Rossi.
Equilibre fibras e líquidos
"Uma dieta rica em fibras vai contribuir para o inchaço quando a ingestão de líquido não for adequada", diz a nutricionista Camila Borduqui. Isso porque o excesso de fibras irá se concentrar no intestino e levar à prisão de ventre, outro agente causador de inchaços. Quando o consumo de fibras e líquidos está equilibrado, o efeito é inclusive contrário, favorecendo o trânsito intestinal e eliminando os inchaços. A quantidade mínima de fibras recomendada é de 30g por dia, combinada com a ingestão de dois litros de água em média. As fibras são encontradas em cereais, farelos, alimentos integrais, frutas e verduras.