É normal não conseguir sentir desejo sexual por uma pessoa, mesmo a amando?
Psicanalista, membro fundador do Fórum Diagonal Belo Horizonte, instância em formação ligada à Escola de Psicanálise do...
i
Por mais estranho que possa parecer, é mais normal do que se imagina. Suponho, pela sua pergunta, que se refere a um cônjuge ou namorado(a), porque por exemplo, consideramos absolutamente normal amar amigos, parentes, etc, e não sentir desejo sexual por eles.
Acontece que ainda que nos relacionamentos os impulsos sexuais e afetivos costumem caminhar juntos, esse não é sempre o caso, aí convém, sobretudo, saber por que isso lhe faz uma questão, isto é, tem provocado certo mal-estar. Oriento consultar um profissional para que possa conversar sobre o que está acontecendo.
Formada em psicologia pelo Centro Universitário Paulistano e em psicanálise pelo Centro de Estudos em Psicanálise.Especi...
i
A falta de libido, ou seja, de desejo sexual não está necessariamente ligada ao amor ou a pessoa amada. Normalmente está relacionada com o alto índice de estresse, ansiedade, rotina, desânimo ou falta de estímulos e cansaço, além de fatores fisiológicos como deficiências hormonais.
Então, sim é possível amar alguém e estar com seus desejos sexuais contidos ou recolhidos.
É uma situação bem delicada e que merece atenção, pois se não for bem compreendida e acolhida pode interferir seriamente na relação ou mesmo gerar baixo autoestima e insegurança dos envolvidos.
É preciso entender primeiramente o que está acontecendo.
É uma perda de desejo por sexo, ou é uma perda de desejo pelo seu parceiro ou sua parceira?
Na primeira opção: tentar mudar os hábitos de vida, para hábitos mais saudáveis como alimentação, exercícios e atividades de lazer prazerosas que tendem a gerar sensação de bem estar, confiança e muitas vezes auxilia muito na retomada da libido.
É muito importante também analisar se o sexo do casal não está muito rotineiro, logo precisando de uma renovada de hábitos para maiores estímulos e prazeres. E não deixe de observar a fase de vida que estão passando (atual ou de certo tempo), verifique se há estresse, ansiedade, muitas preocupações, ou muitas interferências externas, pois problemas com trabalho, finanças, filhos, família e saúde podem ser grandes causadores desta inibição.
Não deixe de fazer exames clínicos e confirmar níveis de taxas hormonais, para ajudar a entender se esta falta é unicamente emocional ou não.
Porém, se está percebendo que sua perda de desejo sexual é por seu parceiro ou sua parceira e sente que possui desejos por outras pessoas, talvez sua relação esteja precisando de cuidados e atenção. Busque entender por que esta perda de interesse e o que podem fazer para se reencontrar no sexo.
Mas não se prenda somente ao sexo, tende entender o que está havendo com vocês, conversem bastante e tentem se acolher e compreender ao invés de apontar falhas.
Esperar muito do outro, ou seja, ter muita expectativa e não ser atendido é muito frustrante e com o tempo pode ser inibidor de libido.
Uma ajuda profissional psicológica é sempre bem vinda para ajudar entender o que está havendo, assim como orientar sobre o tratamento.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente.
Sou Psicóloga e Analista Bioenergética. A Análise Bioenergética ultrapassa as psicoterapias convencionais pois, além da...
i
Existe uma desconexão entre o peito (sentimentos do coração) e quadril (sexualidade). A energia biológica, principalmente da região do quadril foi bloqueada. Procure um especialista para que juntos vocês possam entrar em contato com sua historia de vida, saber o por quê esta energia precisou de uma repressão e assim caminhar em direção da resolução.
Eu gosto do meu marido e sei que ele gosta de mim, mas não temos vontade de transar. É possível manter um casamento sem sexo?
Você alega em sua colocação que ambos não tem vontade de transar. Mas fiquei aqui pensando como será que eram antes enquanto casal? Será que antes o sexo fazia parte de uma rotina na vida de vocês? Era prazeroso, continuo e presente ou era confuso, t...
[ Continuar lendo ]Como adolescentes podem aprender a se masturbar com mais prazer?
O ato de masturbação consiste em conhecer o próprio corpo e a descoberta de zonas erógenas (partes do corpo que sente-se mais prazer). Continue explorando seu próprio corpo para se conhecer melhor. Antes de iniciar a vida sexual, converse com um adul...
[ Continuar lendo ]Qual a melhor posição para sexo anal, sem dor ou desconforto para a mulher?
As melhores posições são com a mulher "de quatro" ou deitada de lado com o homem atrás, também deitado de lado. Porém, mais importante do que isso é estar com o corpo e o ânus bastante relaxados, usar muito lubrificante, e se comunicar bastante com o...
[ Continuar lendo ]