Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
A quimioterapia é conhecida como um momento difícil, em que o paciente e seus familiares lutam pela melhora. E foi com uma grande rede de apoio que o pequeno John Oliver Zippay, de apenas 6 anos, celebrou a vitória contra a leucemia.
Jo, como é chamado por seus amigos, foi diagnosticado com a doença em 2016, quando tinha apenas 3 anos de idade. Desde então ele começou a perder aulas com frequência, ficando fora da escola por longos períodos, para fazer o tratamento contra leucemia.
Durante os anos de tratamento, Jo passou por vários tipos de procedimentos: transfusão de sangue, biópsia da medula e testes diversos. Porém, apenas em dezembro de 2019, dois dias após o natal, ele finalmente encerrou a quimioterapia e foi considerado curado do câncer.
Ao voltar para a Escola Católica St. Helen, no estado de Ohio, nos Estados Unidos, Jo recebeu uma surpresa de seus professores e colegas de classe. Além de cartazes desejando boas vindas, os alunos se enfileiram no corredor, o aplaudindo enquanto ele passava.
Confira o vídeo do momento em que John volta para escola:
"Você quer que o seu filho cresça, fique sujo, brinque ao ar livre e se divirta, e o mantivemos em uma bolha, por isso estamos empolgados. Estamos ansiosos pelo futuro e ter nosso menino de volta", contou Megan, mãe de Jo em entrevista ao WJW-TV.
O que é leucemia?
A leucemia é um tipo de câncer maligno, que causa o acúmulo de células doentes na medula óssea, substituindo as saudáveis. É uma doença dos glóbulos brancos (leucócitos), e muitas vezes, sua origem é desconhecida. Alguns dos males provocados por esta condição são fraqueza, perda de peso e febre.
Os sinais e sintomas da leucemia comum incluem, tipicamente:
- Febre ou calafrios
- Fadiga
- Fraqueza
- Infecções frequentes ou graves
- Perda de peso sem esforço
- Aumento do fígado ou do baço
- Sangramento fácil ou hematomas
- Hemorragias nasais recorrentes
- Manchas vermelhas minúsculas na pele
- Transpiração excessiva (principalmente à noite)
- Dor nos ossos ou articulações.
Veja também
Leucemia mieloide aguda: sintomas, tratamentos e causas
Leucemia linfoide crônica: sintomas, tratamentos e causas
Câncer: sintomas, tratamentos e causas