Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O Jump é um tipo de exercício que exemplifica e muito bem como os saltos trazem muito resultado. "Ele traz a melhora da capacidade cardiovascular e realiza um alto gasto calórico, além de ser muito divertido", afirma a professora Milena Emídio, coordenadora da Triathon Academia.
Aulas de ritmos variados, aerofight, circuito também possuem essas características e podem ser encaradas como opção para aqueles dias em que bater uma vontade de fugir da esteira para perder os quilinhos indesejados.
Benefícios do Jump
1. Jump emagrece
O gasto calórico dos exercícios está relacionado com a condição física inicial do praticante, seu estado de saúde, alimentação e horas de sono. Em uma aula de 30 a 45 minutos, há queima de 300 a 600 calorias, em média.
2. Aula de Jump define pernas e bumbum
Se você quer tonificar os músculos inferiores, não perca as aulas de Jump. Panturrilhas, coxas e glúteos são trabalhados intensamente durante os movimentos realizados. O melhor disso? Você nem percebe que está numa malhação intensa, pois parece uma aula de "brincar de pular" no ritmo da música.
Saiba mais: Agachamento: como fazer, tipos e benefícios
3. Define o abdômen
Que tal praticar um exercício que tem, como bônus, a tonificação do abdômen? Sim, estamos falando exatamente da tão desejada barriga chapada. Se você gostou da ideia, então aproveite as aulas de Jump.
Os músculos do abdômen e os paravertebrais funcionam como estabilizadores na aula de Jump, portanto, o trabalho em isometria é bastante intenso. Não há um trabalho específico de abdômen no Jump, mas a musculatura é solicitada, afirma a professora Milena Emídio.
4. Eleva a autoestima
Além de melhorar o condicionamento, as aulas de Jump melhoram muito a sua autoestima. Elas promovem uma socialização, as pessoas se divertem e podem aproveitar uma vida mais ativa e saudável, diz a professora da Triathon Academia.
5. Trata celulite
Pular na cama elástica das aulas de Jump vale uma massagem, de acordo com a professora. Há benefícios para o tratamento de celulite e também diminuição do inchaço. Os resultados surgem após o terceiro mês de aula. Ou seja, além de ter um corpo definido e emagrecer, diga "adeus" às indesejadas celulites.
6. Aumenta a resistência cardiorrespiratória
Na medida em que o tempo de aula e a intensidade dos exercícios vão aumentando, a respiração dos alunos torna-se mais intensa e mais rápida, fazendo com que o corpo exija maior captação de oxigênio. A respiração adequada durante uma aula de Jump coordena a inspiração e a expiração de acordo com a velocidade, intensidade e tempo do exercício.
Não há regras para respirar, cada um possui uma capacidade de captação e eliminação de gases. Como os músculos abdominais estarão tensos durante a execução do exercício, a respiração é mais torácica do que abdominal, segundo a professora.
Como fazer aula de jump
São aulas de fácil acesso para todas as pessoas, contando com músicas contagiantes e coreografias com diferentes graus de complexidade e intensidade. Respeite seus limites e siga as orientações de um profissional especializado para que tenha uma melhor qualidade de vida e se divirta com os exercícios.
Se você tem alguma lesão nos joelhos, precisa fortalecer os músculos e as articulações antes de entrar no ritmo. O treino de musculação é essencial para isso e também não deixe de se alongar bem antes de começar a pular. Na dúvida, fale com o professor antes de encarar.
Aquecimento da aula de Jump
Exercícios de Jump para o equilíbrio
Exercícios de Jump para aulas coreografadas
Exercícios de Jump para um bumbum durinho
Exercícios de Jump mais intensos
Referências
Thaís D'Angelo Souza, educadora física