Redatora especializada em saúde, bem-estar, alimentação e família.
No trio elétrico, no bloco de rua, nos clubes ou no sambódromo, não importa o lugar, onde há carnaval há uma multidão fazendo coro para a trilha da folia. Essas e tantas outras situações típicas do carnaval podem prejudicar - e muito - a nossa voz. Segundo a fonoaudióloga empresarial Ana Elisa Moreira, diretora executiva da consultoria Univoz, abusar mesmo que em apenas um dos dias de festa já pode desencadear problemas como rouquidão e perda de voz.
Os excessos ou o mal uso vocal - falar muito e muito alto, gritar e forçar a voz - podem sobrecarregar as cordas vocais, desencadeando um inchaço, causando rouquidão, alteração na qualidade da voz ou perda dela por alguns dias. "A corda vocal incha, perde a mobilidade e fica impedida de vibrar e produzir a voz", conta Ana Elisa.
Fique atento as nossas dicas e veja como não perder a voz mesmo festejando em ambientes e ruas com muito barulho.
Use roupas mais largas
Ao vestir camisetas ou vestidos muito apertados ou com tecidos pouco maleáveis, nós corremos o risco de contrair nossa região abdominal, impedindo que a respiração seja feita corretamente. A região do pescoço também deve ficar livre, para que a laringe se movimente com mais facilidade.
De acordo com Ana Elisa, esses cuidados devem ser tomados porque, ao dificultar a flexibilidade da respiração e da laringe, nós sobrecarregamos o aparelho produtor da voz, causando a rouquidão.