Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iA "barriga de cerveja", ou gordura visceral, como é conhecida no meio médico, é um sinal que o corpo dá que provavelmente algo não vai bem com a saúde, e não deve ser ignorado.
O principal problema é o maior risco cardiovascular. Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, envolvendo 12.785 pessoas com 18 anos ou mais, mostrou que pessoas com acúmulo de gordura na barriga têm mais risco de morrer por doenças cardiovasculares do que pessoas com obesidade, por exemplo. Saiba mais sobre o estudo.
Além disso, segundo explica a endocrinologista Alessandra Rascovski Gobbi, como a gordura no abdômen está próxima a órgãos vitais (coração, fígado, intestino, pâncreas, rins), é a mais perigosa. Ela também está relacionada a um maior risco de diabetes, hipertensão, demência e doenças ósseas. Saiba as diferenças entre os tipos de gordura no organismo.
Quais as medidas normais e de risco?
Pegue a fita métrica, posicione-a na linha do umbigo e vamos às medições:
Se você é homem, o ideal é que tenha a circunferência abdominal inferior a 94 cm. De 94 cm a 102 cm, você está na "zona de alerta" e, acima disso, precisa de atenção.
Agora se você é mulher e ocidental, segundo o nutrólogo Roberto Navarro, a sua circunferência abdominal deve estar abaixo de 88 cm. Se é oriental, a sua medida não deve passar de 80 cm.
Dicas para perder barriga
Não há uma fórmula mágica, a melhor forma de perder barriga é com exercícios e adequar a alimentação. Mas também não adianta tentar diversas coisas ao mesmo tempo e esperar ter um bom resultado. Veja aqui o que realmente funciona para perder barriga e todas as nossas dicas para reduzir medidas.