É especialista em temas relacionados a lifestyle, saúde e bem-estar, além de entusiasta da alimentação saudável sem neuras.
i
Mamma Bruschetta, personagem vivida pelo ator Luiz Henrique, pegou muitos fãs de surpresa ao revelar que foi diagnosticada com um câncer de esôfago em fase inicial.
A revelação foi feita nesta quinta-feira (24), durante uma entrevista ao vivo ao programa "Fofocalizando", do SBT. No papo com a equipe da atração, a apresentadora deu detalhes de como descobriu a doença e demonstrou otimismo com o tratamento.
Com mais de 30 anos de carreira na televisão, Mamma já estava afastada das telinhas desde o dia 18 de setembro - quando anunciou que daria um tempo no trabalho para cuidar da própria saúde.
Nesse período, a apresentadora também manifestou sua intenção de realizar uma cirurgia bariátrica para perder peso. E foi justamente por conta dessa operação que ela acabou descobrindo o câncer.
Como parte dos exames solicitados pelos médicos, Mamma foi submetida a uma endoscopia. O procedimento, no entanto, acabou revelando um câncer de esôfago em fase inicial e de tamanho pequeno, com 20 milímetros.
Na entrevista, a apresentadora acrescentou que fará uma cirurgia endoscópica para remoção do tumor e que não deve precisar fazer quimioterapia ou radioterapia para eliminar a doença.
"É uma doença chata? É! Mas nada que vai me matar por enquanto. Estou muito viva e esperançosa! A gente fica preocupado, mas antigamente nem se falava o nome da doença. Estamos na luta, minha família toda já está sabendo", finalizou Mamma Bruschetta, mostrando otimismo e agradecendo o apoio dos amigos.
Como é o câncer de esôfago?
O câncer de esôfago é uma doença na qual células malignas começam a se desenvolver no revestimento interno do órgão, que fica localizado entre a faringe e o estômago. No Brasil, a doença é o 6º tipo de tumor mais frequente entre os homens e o 15º entre as mulheres.
As causas exatas do câncer de esôfago ainda não estão totalmente esclarecidas, mas sabe-se que a doença ocorre quando as células do órgão desenvolvem mutações em seu DNA. Alguns fatores de risco da doença são:
- Ingestão exacerbada de bebidas alcoólicas
- Refluxo biliar
- Acalasia
- Ingestão de líquidos muito quentes
- Dieta pobre em frutas e verduras
- Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
- Obesidade
- Esôfago de Barrett
- Radiação na região do peito ou do abdômen superior
- Tabagismo
- Tilose
- Síndrome de Plummer-Vinson.
Sintomas de câncer de esôfago
Assim como no caso de Mamma Bruschetta, o câncer de esôfago não apresenta quaisquer sinais em sua fase inicial. No entanto, com o progresso da doença, alguns sintomas característicos começam a aparecer, como:
- Dificuldade ou dor ao engolir
- Dor retroesternal (atrás do osso do meio do peito)
- Dor torácica
- Sensação de obstrução à passagem do alimento
- Náuseas e vômito
- Perda de apetite
- Perda de peso
Cura e prevenção do câncer de esôfago
As chances de cura de câncer de esôfago são muito grandes para os casos diagnosticados precocemente. Como em todos os tipos de câncer, a recuperação é possível especialmente para estágios iniciais.
Por isso, é importante estar em dia com exames de rotina e tomar algumas medidas para reduzir o risco de câncer de esôfago, tais como:
- Parar de fumar
- Ingerir bebidas alcoólicas com moderação
- Adotar uma dieta com mais frutas e legumes
- Manter um peso saudável
Saiba mais sobre câncer de esôfago
Refluxo está relacionado a câncer de esôfago? Médico explica
Vitamina D pode reduzir risco de câncer de esôfago
Chimarrão e chá quentes podem favorecer o câncer de esôfago