Como estão seus hábitos alimentares?

Consumo excessivo de ultraprocessados e longos períodos em jejum podem prejudicar a saúde

Às vezes, a correria do dia é tão grande que nem prestamos atenção às refeições realizadas - ou simplesmente as pulamos, o que é ainda pior. Nessas horas, também podemos acabar fazendo escolhas nutricionais não tão boas para o nosso organismo, que podem resultar em deficiência de vitaminas e minerais importantes.

Você sabia que o seu cansaço pode ser consequência desta deficiência nutricional? Pois é! Quer saber como estão seus hábitos alimentares e de que forma é possível suprir os nutrientes necessários para bom funcionamento do organismo? Faça o teste abaixo e descubra no resultado.

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Referências utilizadas:

1. Pipingas A, et al. The effects of multivitamin supplementation on mood and general well-being in healthy young adults. A laboratory and at-home mobile phone assessment. Appetite (2013) 69: 123-36.

2. Haskell CF, et al. Effects of a multi-vitamin/mineral supplement on cognitive function and fatigue during extended multi-tasking. Hum Psychopharmacol Clin Exp (2010) 25: 448-61.

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3. Ministério da Saúde.Guia Alimentar para a população brasileira. Brasilia, 2014.

4. Guerra RO, Bernardo GC, Gutiérrez CV. Cafeína e esporte. Rev. Bras. Med. Esporte. 2000; 6(2): 60-2. Guyton AC, Hall JE. Tratado de Fisiologia Médica. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier. 2011,pp. 898-902.

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5. Smith A. Effects of caffeine in chewing gum on mood and attention. Human Psychopharmacology. 2009; 24(3): 239-247.

6. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia. Recomendações de Alimentação e Nutrição Saudável para a População Brasileira. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302000000300007.

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7. Akbaraly, T., Brunner, E., Ferrie, J., Marmot, M., Kivimaki, M., & Singh-Manoux, A. (2009). Dietary pattern and depressive symptoms in middle age. British Journal of Psychiatry, 195(5), 408-413. doi:10.1192/bjp.bp.108.058925

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Você consome frutas, verduras e legumes diariamente?

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Você bebe refrigerantes e sucos artificiais mais de uma vez na semana?

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Você tem o hábito de consumir cereais integrais e oleaginosas?

4/9

Feijão é um ingrediente presente na sua alimentação?

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Você costuma fazer várias refeições (café da manhã, almoço, jantar e lanches intermediários) ao longo do dia?

6/9

Você consome alimentos ultraprocessados (bolos, salgadinhos, biscoitos, sorvete, balas e outros) com frequência?

7/9

Alimentos ricos em vitamina D, como salmão e atum, fazem parte da sua dieta?

8/9

Você consegue ficar sem comer doce ou sobremesa no dia?

9/9

Você costuma beber água ao longo do dia?