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Óleo de cártamo: para que serve, como tomar e benefícios

O alimento pode queimar gordura e ser um aliado contra diabetes

O óleo de cártamo possui ação antioxidante - Foto: Chalee2500/Shutterstock
O óleo de cártamo possui ação antioxidante - Foto: Chalee2500/Shutterstock

O óleo de cártamo é extraído das sementes da planta cártamo (Carthamus tinctorius). Este óleo é utilizado com frequência na alimentação por ser muito nutritivo. Afinal, é rico em ômega 6, ácido graxo essencial que o organismo necessita, mas não produz; e ômega 9, importante para a função cerebral, crescimento e desenvolvimento.

O alimento também possui boas quantidades de vitamina E, que se destaca pela forte ação antioxidante. Os fitoesterois estão presentes no óleo de cártamo, o que é importante porque contribui para o controle das taxas de colesterol.

O óleo contribui para a redução do triglicérides e é bom para quem tem diabetes. Alguns estudos também apontam que o alimento pode ajudar mulheres com câncer de mama e pessoas com obesidade.

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Principais nutrientes do óleo de cártamo

Óleo de cártamo - 9 gramas
Calorias 80 kcal
Gorduras totais 9 g
Gorduras saturadas 0.55 g
Gorduras poli-insaturadas 6.7 g
Gorduras monoinsaturadas 1.29 g
Vitamina E 3.07 mg
Vitamina K 0.6mcg

Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Benefícios do óleo de cártamo comprovados

Pode controlar o colesterol: Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition constatou que o óleo de cártamo suplementado por oito semanas pode reduzir o colesterol ruim (LDL) de 12 a 20% e níveis de apolipoproteina B-100 de 21 a 24%. Esta lipoproteína é a principal carregadora de colesterol do sangue para células. Este benefícios ocorrem devido à composição que inclui os fitoesterois e o ômega 9.

Esta é a planta da qual se extrai o óleo de cártamo - Foto: Getty Images
Esta é a planta da qual se extrai o óleo de cártamo - Foto: Getty Images

Ajuda a controlar os triglicérides: O óleo de cártamo ajuda a reduzir os níveis de triglicérides por ser rico em ômega 9. A pesquisa do The American Journal of Clinical Nutrition contou com trinta e cinco mulheres participantes e aponta que o consumo do alimento de fato reduz os níveis de triglicérides.

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Ação antioxidante: A vitamina E presente no óleo de cártamo faz com que ele tenha forte ação antioxidante. Assim, o alimento contribui proteger as células contra a ação dos radicais livres, retardar o envelhecimento e diminuir o risco de doenças.

Proporciona saciedade: Este benefício ocorre porque o óleo retarda o esvaziamento gástrico, aumentando o tempo de saciedade. Assim, se reduzi a vontade de comer carboidratos, açúcares ou mesmo se alimentar excessivamente.

Vantagens do óleo de cártamo em estudo

Bom para quem tem diabetes: A pesquisa realizada em 2009 e publicada no The American Journal of Nutrition com mulheres que têm diabetes mostrou que o óleo de cártamo reduz os níveis de açúcar no sangue em jejum.

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Queima gordura: Estudos apontam que o óleo de cártamo contribui para a queima da gordura abdominal. Alguns especialistas defendem que esta perda de gordura ocorre devido ao ômega 6 presente no óleo. Este ácido graxo atuaria como catalisador da queima de gordura marrom, que tem função de gerar calor para os órgãos vitais. Quando o ômega 6 acelera a queima desse tipo de gordura, o corpo busca energia na gordura branca localizada na barriga, cintura e quadril. No entanto, existem pesquisas que contestam essa informação e afirmam que são necessários mais estudos sobre o assunto.

Quantidade ideal e nutrientes

Confira qual a porcentagem do valor diário* de alguns nutrientes que a porção recomendada, 9 gramas, deste alimento carrega:

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*Valores diários de referência para adultos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

O óleo de cártamo é rico em ômega 6, podendo conter até 70% do quanto o organismo necessita deste ácido graxo por dia. Este ácido graxo poli-insaturado é essencial para o organismo, mas não é produzido por ele; e auxilia na cicatrização, evita a queda de imunidade, atenua a queda de cabelo e aumenta a queima de gordura corporal.

Cerca de 30% do alimento é composto por ômega 9. Esta gordura é monoinsaturada e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, derrames, tem ação anti-inflamatória e contribui para aumentar os níveis do colesterol bom, HDL, e diminuir o ruim, LDL.

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O óleo é fonte de vitamina E que se destaca pela capacidade antioxidante, favorecendo a retirada de radicais livres do organismo, retardando o envelhecimento e diminuindo o risco de doenças. Ele também conta com fitoesterois, substância com estrutura semelhante ao colesterol e que diminui a absorção intestinal dele ajudando a controlar os níveis de colesterol.

O alimento ainda possui pequenas quantidades de vitamina A, que possui ação antioxidante; e vitamina K, componente na formação de 13 proteínas essenciais para a coagulação do sangue e envolvida na construção dos ossos.

Para que serve o óleo de cártamo: assuntos polêmicos

Combate e previne câncer de mama: Alguns estudos sugerem que o óleo de cártamo inibe a atividade do tumor do câncer de mama. Porém, outras pesquisas sugerem que uma dieta rica em ômega 6, substância que está presente em grandes quantidades no óleo, pode fazer justamente o contrário: promover o desenvolvimento desse tipo de tumor.

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Quantidade diária recomendada de óleo de cártamo

A quantidade orientada varia de acordo com cada pessoa. Porém, os valores que costumam ser orientados são de duas colheres de chá (9 gramas) do óleo ou duas cápsulas por dia.

Como consumir o óleo de cártamo

Pode ser consumido frio em saladas ou ser aquecido e assim fazer parte do preparo de alimentos refogados. Também é possível consumir este alimento na versão de cápsulas.

Compare o óleo de cártamo com outros alimentos

Nutrientes (em 9 g) Óleo de Cártamo Óleo de Coco Óleo de girassol
Calorias 80 kcal 77 kcal 80 kcal
Gorduras Totais 9 g 9 g 9 g
Gorduras saturadas 0,55 g 7,8 g 0,81 g
Gorduras poli-insaturadas 6,7 g 0,52 g 2,6 g
Gorduras monoinsaturadas 1,29 g 0,16 g 5,2 g
Vitamina E 3,07 mg 0,006 mg 3,7 mg
Vitamina K 0,6 mcg 0,06 mcg 0,46 mg

Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

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O óleo de cártamo possui as mesmas calorias que o óleo de coco e o óleo de girassol, a vantagem é que tem menos gordura saturada quando comparado ao óleo de coco. A gordura saturada quando ingerida em excesso pode aumentar o colesterol total e o LDL.

Além disso, quando comparado com o óleo de coco, o de cártamo possui mais gorduras boas, a monoinsaturada, ômega 9, e a poli-insaturada, ômega 6. Porém, o óleo de girassol de destaca por conter quantidades maiores de gorduras monoinsaturadas. Por isso, os especialistas recomendam variar o consumo do óleo de cártamo com o de girassol.

Como combinar o óleo de cártamo

Óleo de cártamo + fontes de ômega 3: O óleo de cártamo é rico em ômega 6, e este ácido graxo em excesso pode levar à inflamações. O ômega 3 possui ação anti-inflamatória e por isso ajuda a controlar o efeito negativo do ômega 6. Alimentos ricos em ômega 3 são peixes de águas profundas e frias como o salmão, sardinha e arenque, truta, linguado, namorado, pescada amarela e sementes como a chia e a linhaça, muito embora o ômega 3 de origem animal seja melhor absorvido do que o vegetal.

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Contraindicações

É preciso tomar cuidado com os suplementos de óleo de cártamo - Foto: Getty Images
É preciso tomar cuidado com os suplementos de óleo de cártamo - Foto: Getty Images

O suplemento do óleo de cártamo só podem ser consumidos com a orientação de um médico ou de nutricionista. Quanto ao óleo in natura, é melhor que gestantes e lactantes evitem o consumo, pois ainda não existem estudos que mostrem a implicação deste alimento no bebê.

Riscos do consumo em excesso

É importante que haja um equilíbrio entre o ômega 3, encontrado principalmente em peixes de águas frias, e o ômega 6 na razão de 5:1, sendo o ômega 6 o mais consumido e o ômega 3 o menos. O equilíbrio entre os dois é essencial porque o ômega 3 age como anti-inflamatório, enquanto o ômega 6 em excesso pode levar a inflamação.

Infelizmente, como o ômega 6 pode ser encontrado na alimentação com facilidade, ele está presente em carnes, ovos e leite, e o 3 não, as pessoas podem ter dificuldade em balancear o consumo dos dois ômegas.

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O excesso de ômega 6 pode aumentar a inflamação e resultar em maiores riscos de doenças cardiovasculares, câncer, artrite e depressão. Estudos sugerem que a população consume até 30 vezes mais o ômega 6 do que ômega 3. Como o óleo de cártamo é rico em ômega 6, o excesso do alimento na dieta pode levar a esses problemas. Por ser um óleo calórico, o excesso dele também pode causar o ganho de peso. O ganho de peso está associado aos aumentos de colesterol total LDL, glicose e triglicérides e redução do colesterol HDL.

Onde encontrar

O óleo de cártamo pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.

Receitas com óleo de cártamo

Aprenda a fazer a deliciosa panqueca com óleo de cártamo - Foto: Getty Images
Aprenda a fazer a deliciosa panqueca com óleo de cártamo - Foto: Getty Images

Confira deliciosas e saudáveis receitas com o óleo de cártamo.

-Panqueca de óleo de cártamo com espinafre

Fonte consultadas:

Nutricionista Fabiana Honda, da PB Consultoria em Nutrição.

Nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da empresa Consultoria Alimentar, especializada em Nutrição Clínica.