Graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP); realizou Extensão em Dentíst...
iEntre crianças e adolescentes o uso de aparelho ortodôntico virou moda. Aparelhos ortodônticos e os mais diversos acessórios coloridos são vendidos por ambulantes e falsos profissionais sem nota fiscal e sem origem de fabricação. Esse material, de qualidade duvidosa, usado apenas para questões "estéticas" representa riscos à saúde.
O aparelho instalado sem planejamento e sem controle de um profissional habilitado causa o movimento inadequado dos dentes, pode aumentar o desalinhamento, pode provocar a reabsorção óssea de forma irreversível e as consequências podem chegar até a perda de dentes!
Sim, o tratamento ortodôntico está na moda, mas é importante que seja feito por profissionais especializados e experientes. É um tratamento de saúde que vai além do modismo e estética. Por ser um procedimento complexo e envolver várias especialidades da odontologia moderna, não se pode abrir mão de um bom planejamento.
O resultado será perfeito quando o alinhamento dos dentes permitir que a função fisiológica dos movimentos da mastigação seja alcançada. Só assim o tratamento proporcionará um belo sorriso, uma melhor função, uma melhor condição de higiene e uma estética que vai além do que a moda dita.
Um sorriso bonito se mantém com o decorrer do tempo sem sequelas, sem problemas periodontais, sem retração gengival, sem disfunção de ATM, sem dores de cabeça...
Adultos também têm buscado o tratamento ortodôntico. Alguns com indicação na reabilitação oral, para melhorar o espaço na colocação de implantes, outros para mudar a inclinação dos dentes e recuperar o alinhamento original, e outros para realizar um sonho adiado por muito tempo.
Há uma ou duas décadas esse tratamento era inacessível para a maioria da população. Hoje os adultos já chegam a ocupar mais da metade das agendas dos consultórios.
A diferença do tratamento entre crianças e adultos é o crescimento ósseo. Na infância os resultados são mais previsíveis. Na fase adulta o movimento dos dentes deve ser mais lento e com cuidados extras no planejamento.
Alguns adultos se sentem constrangidos em usar o sorriso "metálico". Para esses pacientes existem algumas alternativas. Uma delas é o chamado aparelho estético, com "brackets" brancos. Podendo custar o dobro do preço do tradicional, essa opção exige mais cuidados, pois pode se soltar mais facilmente. A troca dos elásticos é mais frequente, uma vez que os elásticos transparentes mancham quando em contato com alimentos coloridos, como café ou molho de tomate.
O aparelho lingual é outra possibilidade. Colado na parte de trás dos dentes, este modelo tem uma adaptação mais difícil e pode afetar a dicção.
Saiba mais: Alinhamento dos dentes
Um outro tipo de tratamento é o que usa moldes seriados em acetato transparente, que se encaixam às arcadas dentárias. Este tem a vantagem de poder ser retirado em algum momento em que o paciente não queria se apresentar com aparelho. É o tratamento de maior custo e está indicado desde correções sutis do sorriso até tratamentos ortodônticos mais completos. Traz excelentes resultados no tratamento de dentes apinhados (dentes encavalados - um em cima do outro), ou de dentes separados.
A ortodontia aplicada corretamente beneficia a saúde bucal, o sorriso em especial, em qualquer idade. Confiança, transparência, conhecimento, capacidade, êxito, sucesso... São qualidades que unem o bom profissional a seus clientes e são essenciais para que o resultado e investimento sejam gratificantes.