Graduada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba em 1980. Especialista em Pediatria pelo Conselho...
iTensão pré-menstrual, eis um assunto demais polêmico: existe ou não? Verdade ou mito?
Lembro-me de que nos meu momentos como residente na Faculdade de Medicina, mulheres buscavam o serviço de emergência "em crise", chorado ou gritando, trêmulas. Por vezes ouvi a expressão: é "HY" ou "DNV", respectivamente "histeria" e "distúrbio neurovegetativo". Sentia-me solidária com aquelas mulheres afinal, existia sofrimento.
A TPM não é uma reação por uma contrariedade qualquer. Sabe-se hoje que é um distúrbio mental específico com sintomas físicos. Hoje mais raro, mas no século XIX quando foi descrito, sintomas eram exacerbados, como confusão mental, paralisia e apatia ou ataques nervosos.
Hoje sabemos que as mulheres não tem o humor linear, os hormônios oscilam, estrógeno e progesterona alternam-se e nosso humor oscila junto. Isso é um comportamento normal. A concentração de hormônios sexuais varia no decorrer do ciclo menstrual. Assim que termina a menstruação inicia-se produção de estrógenos que atinge seu pico máximo em torno do 14º dia do ciclo. Começa então a declinar aumentando então os níveis de progesterona. As mulheres tem um nível hormonal em um dia e outro diferente no dia seguinte. Esta seria a explicação para toda a oscilação de humor. E haja humor! Temos de ter a capacidade de autoavaliação para tentar evitar que essa oscilação atrapalhe nossa vida pessoal e profissional. As pessoas em nosso entorno não podem sofrer por estarmos de TPM.
A TPM é um assunto que interessa a homens e mulheres. O conjunto de sintomas manifesta-se pouco antes da menstruação e devem desaparecer com ela, e esta relacionada firmemente com a produção de hormônios femininos.
A abordagem homeopática para a TPM varia conforme os sintomas que a mulher nos traz e com a própria personalidade da paciente. Cada uma reage como pode e no caso da TPM, nem sempre como gostaria.
Na consulta homeopática individualizamos a TPM. Cada mulher corresponde a uma TPM específica. Respeitamos a ?Lei da Semelhança? (um medicamento que se ajuste perfeitamente a uma alteração ou doença).
Lembrar que por definição são sintomas que surgem antes da menstruação e desaparecem assim que ela surge. Temos então para exemplificar:
- Angústia
- Ansiedade
- Cansaço da vida
- Humor choroso
- Cólera e irritabilidade
- Confusão mental
- Delírio
- Desespero
- Dipsomania (alcoolismo)
- Gritos
- Mau humor
- Medo.
Estes sintomas devem estar presentes antes da menstruação e desaparecer quando a mulher menstrua.
Estes são alguns exemplos de como o sintoma pode ser diferente e como não deve ser padronizado um tratamento, pois cada mulher reage de sua forma pessoal. O resultado com tratamento homeopático da TPM é muito gratificante para a mulher, para a família e para o Homeopata e diferente do dito popular: a homeopatia não demora. Geralmente temos já um retorno positivo de um mês para o seguinte.