Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1973) e doutorado em Faculdade de Medicina pela Faculdade...
iLinfoma é um câncer que tem origem no sistema linfático. O sistema linfático, por sua vez, é uma rede complexa de vasos por onde circulam um líquido chamado linfa e se estabelecem os linfócitos, células de defesa do corpo. A doença se desenvolve nos linfonodos, que são os gânglios linfáticos encontrados em várias partes do corpo, principalmente na axila, no pescoço e na virilha.
Os sintomas de linfoma são diversos e inespecíficos. Ocasionalmente ocorre:
- Cansaço ou fraqueza
- Febre
- Sudorese
- Perda de peso não intencional
- Dores no corpo
- Emagrecimento
- Aparecimento de nódulos palpáveis, cuja localização depende de onde se iniciou o linfoma.
Em estágios mais avançados, a pessoa pode apresentam fadiga e emagrecimento acentuados, além de sintomas específicos do órgão acometido.
É possível fazer o diagnóstico de linfoma em estágios iniciais. Assim que for percebido aumento do linfonodo, o médico deverá ser consultado e, se for o caso, o diagnóstico pode ser feito através de biópsia deste linfonodo ou órgão acometido. São exames úteis para o diagnóstico e entendimento da fase do câncer: tomografia do tórax e abdome, PET-scan, exames laboratoriais e biópsia da medula óssea.
Leia também: Tire nove dúvidas sobre o linfoma não-Hodgkin