Médico formado pela Universidade de São Paulo e cirurgião plástico pelo Serviço do Professor Ivo Pitanguy, o Dr. Alan La...
iCom a idade é normal o aparecimento de sinais na face, causados pela ação do tempo, da gravidade, da exposição solar e até mesmo do estresse cotidiano. O que resulta em alterações dos componentes estruturais do rosto, como diminuição do volume devido a absorção de parte da gordura do rosto, flacidez muscular e perda de elasticidade da pele.
São esses fatores que resultam no surgimento de rugas na testa e ao redor dos olhos, queda das sobrancelhas, na acentuação do sulco entre a boca e o nariz, excesso de pele embaixo do pescoço, entre outros sinais de envelhecimento.
Saiba mais: Harmonização facial: o que é, antes e depois e quanto custa
Então, quando falamos de rejuvenescimento facial, é importante entender que tudo depende do grau de envelhecimento apresentado em cada caso. Mas quando a questão é conquistar resultados rápidos, a melhor opção é a cirurgia plástica de face, também conhecida como lifting facial.
Isso porque a cirurgia visa atenuar os efeitos do tempo e tratar a face como um todo, buscando minimizar tanto os sinais do rosto como do pescoço, o que proporciona um resultado equilibrado e a aparência de alguns anos a menos.
De maneira resumida, o lifting facial age através do reposicionamento da musculatura e retirada dos excessos de pele, portanto o objetivo é reposicionar os tecidos na sua posição original, para um resultado natural.
Outra alternativa para um rejuvenescimento facial rápido é a toxina botulínica, mais conhecida como botox, porém esse procedimento estético é indicado apenas para as rugas dinâmicas e linhas de expressão, ou seja, para as rugas da testa, entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos.
Isso porque a toxina botulínica age relaxando ou até paralisando parcialmente a musculatura, o que suaviza as rugas causadas pela contração dos músculos. Não sendo eficiente no tratamento dos demais sinais de idade.
Saiba mais: Microagulhamento: o que é o procedimento e para que serve?
Em quanto tempo aparecem os resultados?
Em relação ao lifting facial, após um mês da realização da cirurgia já é possível verificar os resultados e a nova aparência do rosto. Porém o resultado final só pode ser analisado após aproximadamente 6 meses, quando todo inchaço residual já desapareceu.
E os resultados da cirurgia duram aproximadamente de 5 a 10 anos, dependendo dos fatores genéticos e hábitos de cada pessoa.
Já no caso do botox é possível verificar a suavização das rugas em cerca de 48 horas, mas os resultados duram cerca de 6 meses e após esse período é preciso realizar novas aplicações.
Sendo assim, no momento de decidir realizar qualquer procedimento visando o rejuvenescimento da face é importante uma avaliação com um cirurgião plástico, para que sejam conquistados não apenas resultados rápidos, mas também satisfatórios.