Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iMédicos brasileiros, liderados pelo ortopedista e traumatologista Boris Brandao, fizeram uma técnica inovadora para evitar que um homem tenha a mão amputada. Eles colocaram a mão esquerda do operador de máquinas, Carlos Mariotti, dentro de seu abdômen e a cobriram com um retalho de sua própria pele para proteção.
Carlos teve a mão esquerda seriamente lesionada em um terrível acidente de trabalho. "Ele teve a pele da mão arrancada no acidente e isto o deixou com pouca pele na palma e na parte da frente de sua mão, expondo ossos e tendões. Foi uma lesão muito grave e o único lugar que conseguimos colocar a mão inteira foi no abdômen", explicou o médico Boris Brandão.
Não fosse por este procedimento inesperado realizado pelos médicos haveria um grande risco de infecção e até mesmo de gangrena da mão, o que levaria à amputação. Carlos Mariotti disse em entrevista ao jornal britânico DailyMail que se considera um homem de sorte. "Eu ainda me emociono muito quando penso no acidente. Mas foi apenas quando os médicos me disseram que eu poderia perder a minha mão que eu entendi a gravidade do que havia sofrido. Quando eu acordei da operação eu não sabia se minha mão ainda estaria lá. Não conseguia acreditar que tinham colocado minha mão dentro de mim", disse Carlos.
Carlos continua internado no hospital Santa Otília, localizado em Orleans, Santa Catarina. Uma série de curativos foram colocados ao redor da mão de Carlos para manter a mão na posição. Mas os médicos também alertaram o paciente sobre a importância de não realizar movimentos bruscos.
A mão de Carlos deve ficar em sua barriga por cerca de 42 dias para garantir que ela desenvolva novos tecidos e tendões que sejam capazes de receber a pele implantada. O paciente passará por check-ups semanas para acompanhar o desenvolvimento da mão. "Agora eu só preciso me lembrar de manter a minha mão no 'bolso'", brincou Carlos.