Você adora passar o dia inteiro na cama lendo, estudando ou resolvendo algum problema, mas só de pensar em levantar para qualquer coisa, bate aquela preguiça danada? Eis a explicação: pessoas inteligentes são mais preguiçosas. Segundo um estudo americano publicado no "Journal of Health Psycology", pelo menos durante a semana, as pessoas que utilizam mais o cérebro se exercitam menos.
Os pesquisadores analisaram dois grupos de 30 voluntários cada, separados entre os mais e os menos pensantes. Cada participante recebeu uma pulseira, que acompanhava todo esforço físico que eles realizavam durante sete dias. Com isso, foi constatado que aqueles que adoram desafios mentais, se exercitam menos do que as outras pessoas, incluindo desde pequenas corridas no parque até o tempo que a pessoa ficava em pé para ir ao banheiro.
Pesquisas anteriores justificamque aqueles que possuem menor atividade cognitiva se entediam mais facilmente, oque os fazem se movimentar mais. Já as pessoas que têm maior atividadecognitiva, conseguem se distrair dentro de seus pensamentos por longos períodos.Porém, aos finais de semana, especialmente aos domingos, os que desenvolviammaior taxa cognitiva apresentavam uma maior quantidade de exercícios.
Saiba mais: Cansaço excessivo pode ser sinal de doenças
Vale ressaltar que foram analisados apenas universitários, podendo haver interferência de seus estilos de vida e de taxas cognitivas.