Médica dermatologista formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Integra o corpo clínico d...
iO corte químico é uma quebra no fio de cabelo que ocorre quando há uma desestruturação, normalmente após algum procedimento químico como tingimento, alisamento, mechas, etc.
A fibra capilar se parte e quebra, geralmente durante o enxague (como no banho). Isso pode ocorrer tanto imediatamente após a aplicação do produto quanto nas semanas seguintes ao procedimento.
Por que isso acontece?
O motivo do corte químico é um processo que se chama tricorrexe nodosa. Esse nome estranho apenas quer dizer que existe um nó e uma quebra das fibras que formam o cabelo ao longo do fio. Dependendo da altura dessa quebra, os fios irão ficar mais curtos ou mais longos.
Quando a causa da tricorrexe nodosa é o uso de tratamentos capilares, a localização da quebra em cada fio ocorre em alturas diferentes, distribuídas de forma aleatória em todo o cabelo: o resultado disso é ficar com o cabelo todo quebrado e de tamanhos diferentes, sem brilho e com textura áspera.
Algumas causas predispõem a esse fenômeno, dentre elas:
- Abuso de procedimentos químicos, sem respeitar os intervalos recomendados
- Uso de químicas incompatíveis, classicamente usar produtos com dióxido de sódio e, em seguida, produtos que contém amônia)
- Excesso de exposição solar
- Exposição frequente a temperaturas superiores a 160 ºC, que ocorre principalmente com uso de secadores e chapinhas muito quentes.
Em todos esses casos, a fibra se incha rapidamente, formando como se fossem bolhas no seu interior. Essas "bolhas" podem se romper, dando origem ao corte químico.
Dá para recuperar o cabelo?
Infelizmente depois que o problema aconteceu, não há nada a fazer para recuperar o cabelo que foi atingido, pois esse processo é irreversível. O jeito é cortar o cabelo danificado e cuidar do cabelo que ficou com muito cuidado.
O uso de suplementos nutricionais nessa fase pode ajudar o cabelo a crescer com mais força e saúde. Outra sugestão é deixar o cabelo sem química, o mais natural possível, para ele recuperar a força. Se possível, procure um dermatologista de confiança quando o corte químico acontecer.
Como prevenir o corte químico?
Evitar as possíveis causas do corte químico é a melhor forma de preveni-lo. Veja algumas ações:
- Use filtro solar nos fios, sob a forma de condicionadores, leave-ins e cremes protetores térmicos com proteção UV
- Evite aplicar calor muito intenso com os cabelos muito molhados
- Evite temperaturas muito quentes e o uso de frequente de chapinhas e baby liss e outros aparelhos que fazem cachos
- Use somente produtos de boa procedência e evite fazer químicas em casa: procure um bom profissional de que você já tenha referências
- Trate bem o cabelo antes de submetê-lo a qualquer tipo de procedimento: hidrate, nutra, condicione e, sempre com recomendação de um especialista
- Fique atento com o excesso de queratina, que pode tornar os cabelos muito duros e suscetíveis a quebra.