O Dr. Marcelo Wulkan é médico desde 2002, cirurgião plástico e membro especialista e titular da Sociedade Brasilei...
iA otoplastia é a cirurgia plástica nas orelhas, normalmente usada para corrigir a "orelha de abano". Mas uma queixa comum no pós operatório é o paciente achar que sua orelha ficou muito próxima à lateral da cabeça, ou como eles costumam dizer, "colada".
A orelha colada, principalmente no primeiro mês, pode ser um efeito normal do pós operatório. Normalmente o resultado próximo do final ocorre ao redor de 1 mês, mas as orelhas ainda estarão inchadas nessa fase.
Saiba mais: Entenda melhor a recuperação pós otoplastia
Se a orelha ficar colada, tem como reverter?
Dependendo da técnica de otoplastia usada por seus cirurgião plástico, a cirurgia pode ser reversível. Muitas vezes, o cirurgião utiliza pontos não absorvíveis que aproximam a cartilagem da orelha no crânio e (quando necessário) pontos que mudam o formato da parte de cima da orelha (quando ela não tem definição e é muito aberta). Se for esse o caso, o cirurgião pode apenas soltar esses pontos e refaze-los sem grande aproximação.
No entanto, existem técnicas que ressecam cartilagem ou excesso de pele que fica atrás da orelha e nesses casos a melhoria pode envolver métodos de cirurgia mais complexas que nem sempre permitem trazer o resultado esperado de volta. Por isso, muitos médicos optam por procedimentos que sejam reversíveis, mas isso não é consenso.
Conversar com o cirurgião plástico é fundamental
Muitas vezes o paciente realmente deseja que as orelhas fiquem ?coladas? no crânio, de tal maneia que exigem uma hipercorreção. De qualquer forma, cabe ao médico explicar sobre as proporções faciais e a relação da orelha para com as outras estruturas da face. Uma orelha bonita é aquela que não chama atenção, quase passa despercebida.
Outro fato importante é sempre notar as assimetrias na face, inclusive das orelhas. Isso é absolutamente normal, todos são assimétricos e isso não torna uma pessoa feia. Portanto, se não tem absoluta simetria antes da cirurgia, também não vai existir após a otoplastia. Repare que as modelos e atrizes que são referência de beleza não tem as orelhas e olhos de maneira perfeitamente simétrica; ou seja, isso realmente é normal e, de certa maneira, até bem vindo na naturalidade dos resultados.