Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A dor de garganta gerada por inflamação, é um dos sintomas mais comuns e pode ocorrer em adultos ou crianças. Quando o incômodo aparece, não faltam dicas de remédios caseiros que podem melhorar o problema de forma rápida.
É importante ressaltar, porém, a diferença entre a garganta inflamada causada por infecções virais ou bacterianas. Isso porque os remédios caseiros são indicados apenas em casos de infecções virais, na proposta de aliviar e tratar os sintomas apresentados.
Saiba mais: Chá para dor de garganta: as 5 receitas mais eficazes
No caso da doença viral, é importante não usar antibióticos para tratá-las, pois eles eliminam apenas as bactérias, e não os vírus. Para te ajudar a lidar com o desconforto do sintoma, separamos alguns remédios caseiros que podem te ajudar:
1. Gargarejos com água morna e sal
A água morna pode ajudar a reduzir os sintomas de dor da garganta inflamada, o que já é um ponto positivo para o gargarejo. "Quando feito com sal e vinagre, o gargarejo traz uma alteração no pH, que pode favorecer o quadro", explica Jean Gorinchteyn, especialista do Hospital São Camilo, em São Paulo.
"Este tratamento, no entanto, não deve ser feito sozinho, pois não agirá tão rápido quanto os medicamentos alopáticos, podendo levar a piora do quadro, dependendo da causa", diz o especialista.
Ingredientes
- 120 ml de água morna
-
1 pitada de sal
Modo de Preparo
Misture os ingredientes num copo e faça gargarejo várias vezes ao dia.
Leia também: Gargarejo para dor de garganta inflamada: quando e como fazer
2. Mel quente com limão
O mel possui ação microbiana, então ele realmente ajuda a aliviar a dor. Mas esta ação é só momentânea, não curando a garganta inflamada em si. Desta forma, seu uso deve ser feito com cautela, já que, como nos lembra Gorinchteyn, ele nunca reduzirá a inflamação como um medicamento alopático.
Já o limão, é um anti-inflamatório natural e por possuir vitamina C, fortalece o sistema imunológico e pode combater o sintoma de cansaço e fadiga. Você pode aproveitar as propriedades do mel e limão para reduzir os sintomas da garganta inflamada, mas não deixe de tomar a medicação indicada por seu médico.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de mel
-
1/2 xícara de água quente
-
1 fatia de limão
Modo de Preparo
Coloque a colher com o mel numa xícara, em seguida, despeje a água quente, certificando-se de que o mel saia todo da colher. Esprema o limão e adicione na xícara. Mexa bem e coloque no micro-ondas por cerca de um minuto.
3. Própolis
É um dos itens mais indicados quando o problema é garganta inflamada. O própolis pode vir em diversas apresentações e concentrações: extrato, tintura e pó. Ele pode ser encontrado na forma de spray bucal, pastilhas, balas, suspensão, xaropes, cápsulas e em gotas.
De forma geral, a indicação para manter a imunidade em dia é de 30 a 40 gotas dissolvidas em um pouco de água ou mel. Para outras indicações é importante ouvir a recomendação médica. Ele pode ser tomado por todas as pessoas, sem exagerar na dose. A única contraindicação é alergia ao produto.
4. Gengibre
O gengibre é um alimento muito citado, por ser um potente anti-inflamatório. Só que mais uma vez, sua eficácia só é garantida contra os sintomas, não há nada que comprove que ele trata o problema. "A bala de gengibre, inclusive, estimula a salivação, lubrificando as cordas vocais e melhorando a condição do local onde a agressão está ocorrendo", diz a infectologista Valéria Paes, do laboratório Pasteur, em São Paulo.
O gengibre pode ser consumido cru, em conserva, como chá de gengibre ou como óleo. Ele ainda é usado em alimentos e bebidas como agente aromatizante.
- Chás: a infusão de pedaços frescos de gengibre é utilizada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. Além de ser um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, podendo ajudar também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica. O preparo consiste em deixar raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescentar água e levar o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos
- Na panela: o gengibre pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados da culinária. Pode ser encontrado desidratado, fresco, em conserva ou cristalizado. Cuide para não substituir uma forma pela outra nas receitas, pois seus sabores são distintos
- Sucos: tem ação anti-inflamatória, favorecendo a eliminação de toxinas do organismo. O suco gera mais disposição para o corpo. Para ficar mais saboroso, bata no liquidificador com abacaxi, hortelã ou raspas da casca do limão
- Pedaços: mastigar as lascas de gengibre, assim como chupar a bala, ajuda a aliviar a rouquidão e irritações na garganta, mas é preciso atenção, pois, elas somente mascaram a dor. O gengibre irá aliviar os sintomas até que o corpo se encarregue de curar a doença ou que seja necessária alguma conduta clínica.
5. Chás
O chá é um remédio caseiro eficaz na redução dos sintomas de garganta inflamada. Isso se deve primeiro à presença da água, importantíssima para o tratamento do problema, segundo pela temperatura mais morna. "Algumas pessoas obtêm alívio sintomático com alimentos quentes", explica o infectologista Julival Ribeiro, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
Algumas opções são:
Chá gelado de camomila e gengibre
6. Balas
As balas, principalmente de menta e hortelã, também são recursos muito usados para disfarçar os sintomas da garganta inflamada.
No entanto, usar pastilhas com anti-inflamatórios pode ser muito mais eficaz. Mais uma vez, o ideal é investigar a causa desta inflamação antes de tentar cuidar delas em casa.
E o recado continua o mesmo: o alívio dos sintomas não significa melhora da causa do problema, que precisa ser investigada. Uma amigdalite ou faringite de origem bacteriana pode levar a sérias complicações, por isso o correto é buscar um serviço de saúde.
7. Suco de laranja
O suco de laranja é um clássico repositor diário de vitamina C, assim como acerola e outras frutas cítricas. A vitamina C ajuda na recomposição da imunidade de forma geral, mas é importante não abusar para evitar problemas de gastrite e refluxo. Além disso, a laranja também é fonte de potássio, magnésio e betacaroteno, nutrientes com ações antioxidantes que ajuda na prevenção de outras doenças.
Leia também: 8 frutas ricas em vitamina C para aumentar a imunidade
Medicamentos indicados para dor de garganta
Uma dor de garganta pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de dor de garganta são:
- Alivium
- Azitromicina
- Benalet
- Cataflam
- Coristina D
- Diclofenaco Colestiramina
- Diclofenaco Potássico
- Diclofenaco Resinato
- Dipirona
- Fenaflan D
- Flanax 550mg
- Flogoral
- Ibupril (gotas)
- Ibuprofeno
- Nimesulida
- Naldecon Dia
- Naldecon Noite
- Nisulid
- Paratram
- Paracetamol.
Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento antes antes do prazo estabelecido e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Quando procurar ajuda médica
O médico deve ser procurado quando a dor de garganta apresenta sintomas incômodos, como pus e dificuldade em engolir, tomar água ou mesmo deglutir a própria saliva. "Sintomas como febre e mal-estar também justificam buscar um médico", frisa o infectologista Jean.
Como evitar a dor de garganta?
De acordo com o otorrinolaringologista Eduardo Amaro Bogaz, é possível evitar a dor de garganta com medidas gerais e hábitos saudáveis, como:
- Alimentar-se de forma balanceada e sem dietas muito restritivas, consumindo bastante frutas, legumes e verduras
- Não fumar
- Não beber
- Dormir bem pelo menos oito horas diárias com regularidade
- Evitar estresse
- Praticar atividade física regularmente