Redatora especializada na cobertura de saúde, alimentação e fitness.
Se você não é exatamente um completo apaixonado por levantar pesos, mas, por outro lado, gosta de se cuidar, essa lista é para você. Reunimos aqui algumas situações um tanto embaraçosas (e até um pouco esquisitas) que só acontecem lá, na academia.
01. Você não entende porque algumas pessoas gemem malhando
Sim, são eles, os fortões. A cada repetição, um barulho diferente e as caretas então, nem se fale. Ai você pensa: "deve ser por causa da carga que ele levanta". Mas ai percebe que até na aula de alongamento o fortão faz questão de mostrar para todo mundo que está lá. Melhor se acostumar ou escutar música enquanto estiver na academia.
02. E fazem o maior barulho quando soltam os pesos
Geralmente o aluno que gosta de gritar enquanto está se exercitando também faz barulho na hora de soltar os pesos. Não tem quem não se assuste um pouquinho.
03. Parece que você foi a único a ir malhar com a roupa de fazer faxina
Enquanto você usa aquele abadá do Carnaval de 2009, todas as outras pessoas estão usando roupas cheias de tecnologia, com tecido especial pensado para uma melhor performance. E claro, tudo combinando.
04. O horário que você vai é lotado, ou seja, precisa revezar aparelho
A pior parte de dividir o aparelho com alguém é quando a outra pessoa é muito mais forte do que você. A cada repetição, é preciso tirar e recolocar os pesos e toda vez a outra pessoa pergunta: "com quantos kg você faz mesmo?". Sim, você se sente bastante humilhado ao responder: "10kg".
05. Você reveza tanto, que até desiste de terminar o treino
Dividir aparelho com metade da academia? Nem sempre estamos com tanta calma e paciência para isso. Com certeza já teve um dia em que você simplesmente não estava disposto a nada e acabou indo embora antes de terminar o treino. Quem nunca?
06. E, quando consegue treinar, fica se comparando às outras pessoas
"Será que a minha postura também fica assim quando faço esse exercício?". Sim, é normal pensar sobre isso. Porém, sempre que estiver executando um exercício, procure atentar para a postura correta, ok? Evite as distrações e as comparações.
07. Existem momentos em que você não sabe o que o nome do exercício quer dizer
Que raios significa uma abdução em polia baixa? Ou o que significa trabalhar um músculo agonista? Quando vai ver, quem está agonizando é você ao tentar entender o significado de cada exercício. Nesse momento, o melhor é perguntar para o professor e torcer para você se lembrar da próxima vez que precisar fazer esse exercício.
08. Mas você quer impressionar, então acaba colocando mais peso do que aguenta
Você vê (e ouve) aquele fortão levantando peso e pensa: "Se ele consegue, eu também consigo". Esse tipo de pensamento é muito perigoso. "De nada adianta aumentar a carga do exercício se os movimentos não forem bem feitos. Se você não controla o movimento e a respiração, acaba indo mais rápido na hora de abaixar o peso", conta o educador físico Jean Carlo.
09. Depois, fica imaginando que deve ser a única pessoa fora de forma ali
Vou ter que fazer academia para frequentar essa academia. Todo mundo de repente parece tão bonito e malhado. Que corpos são esses? Essas pessoas malham o dia inteiro, é a única explicação.
10. Aí você vai para a esteira queimar mais calorias. Mas não consegue ligar!
Sinceramente, existe alguma forma digna de disfarçar uma situação dessas? Não sabemos, mas bem que você tenta. Você chama algum professor para ajuda e, no final, era só apertar o botão verde.
11. Já na esteira, é tentador observar o desempenho da pessoa ao lado
Velocidade, distância, tempo, você checa tudo e depois fica imaginando quem está se saindo melhor entre vocês.
12. Até que você decide aumentar a velocidade da corridinha
Mas não aguenta. Então, começa aquele misto de desespero com uma tentativa de fazer parecer que tudo está absolutamente normal e que você está super acostumado com aquela velocidade. A solução está no grande botão vermelho, preparado para essas emergências.
13. Para o tempo passar mais rápido, você começa a planejar o que vai comer depois
Pós treino é importante, ué! E a nutricionista Bárbara Sanches afirma que essa refeição tem que ser feita o quanto antes mesmo: "Quanto mais cedo ingerirmos carboidratos e proteínas, mais rápido o metabolismo entra em processo de recuperação e regeneração", conta ela.
14. E o sofrimento final: andar depois do treino de perna
As pernas ficam bambas, doem, parece que não obedecem. No dia seguinte então, fica um pouco pior, mas é importante saber diferenciar a dor da recuperação muscular da dor de uma possível lesão. "A dor do treino não impede você de fazer outras atividades físicas, conseguindo executar qualquer movimento normalmente. Diferente das dores de lesões, que causam muito incômodo ao movimentar as áreas afetadas", destaca a educadora física Fernanda Andrade.
Saiba mais: Calma! Caminhar pode emagrecer mais do que academia. Entenda