Se você sofrer frequentemente de nódulos ou abcessos dolorosos, e suspeitar que pode ter hidradenite supurativa, é importante falar com um dermatologista o mais rapidamente possível. A experiência destes especialistas na saúde da pele permite-lhes avaliar a sua doença e fazer um diagnóstico exato.
A hidradenite supurativa é ainda uma doença pouco conhecida, alguns médicos clínicos gerais e até mesmo alguns dermatologistas poderão não estar familiarizados com ela.
A prevalência global de hidradenite supurativa registrada na população geral é de cerca de 1 a 4%. (1) Contudo, o número de pessoas com a doença pode ser muito superior pois, muitas vezes, a hidradenite supurativa não apresenta características específicas. O atraso no diagnóstico é de sete anos em média, podendo chegar a décadas. (2)
Saiba mais: Conheça os fatores de risco para hidradenite supurativa
Caso esteja lendo esta informação porque conhece uma pessoa que sofre de hidradenite supurativa, incentive-a a consultar um dermatologista.
Referências:
1. http://pmj.bmj.com/content/90/1062/216.full, acessado em 30/09/2016;
2. http://www.rbcp.org.br/details/1667/hidradenite-supurativa--acne-inversa---revisao-da-literatura-e-relato-de-caso-sobre-o-tratamento-cirurgico-de-lesao-pre-esternal, acessado em 30/09/2016.
* Texto adaptado de iniciativa HS Online-Global