Realizou residência em Clínica Médica no Hospital Heliópolis (Unidade de Gestão Assistencial 1), em 2022, e residência m...
iA gota é uma doença inflamatória que se dá por causa da deposição de cristais de ácido úrico nos tecidos e nas articulações. Sua maior incidência ocorre em pessoas entre 30 e 40 anos de idade, com predomínio no sexo masculino (95% dos casos).
Tipos de gota
Existem duas formas de gota:
- A forma aguda: é a inicial, geralmente acomete uma articulação, dura de 5 a 7 dias, com resolução espontânea, ou seja, vai se resolver com ou sem tratamento específico. A articulação mais acometida nessa forma é o pé. O primeiro dedo do pé fica vermelho, inchado, quente e dolorido
- A forma crônica: é arrastada, dura semanas e ocorre quando o paciente não faz o tratamento adequado. As crises passam a ser mais duradouras e outras articulações passam a ser acometidas. Há aparecimento de tofos que se caracterizam por conglomerados de cristais de ácido úrico depositados em algum tecido, podendo haver acometimento renal (cálculos) e cardiovascular. Os tofos levam à deformidade e perda da função articular.
Os cálculos de ácido úrico, muitas vezes, precisam ser removidos para evitar complicações renais como aumento do volume do rim e infecções urinárias de repetição.
Gota pode matar?
O prognóstico da gota é bom, não havendo risco de vida para o paciente. O tratamento precoce deve ser realizado para diminuir a deformidade articular e a formação dos tofos que impedem o movimento adequado das juntas e órgãos envolvidos.
A gota é uma doença que deve ser bem monitorada através do uso adequado das medicações que visam manter os níveis de acido úrico baixo no sangue impedindo inflamações articulares recorrentes e deformidades futuras. É uma doença arrastada que requer tratamento permanente e acompanhamento contínuo supervisionado pelo médico reumatologista.
Diagnóstico
O diagnóstico é sugerido pela história e pelo quadro clínico do paciente. O encontro de cristais de ácido úrico dentro da articulação acometida através da punção articular confirma o diagnóstico.
O encontro dos tofos ocorre principalmente no pavilhão articular, ponta do nariz, superfícies extensoras (dorso) das mãos, cotovelos, joelhos e pés fecham o diagnóstico da doença.