Sentimentos que justificam buscar uma terapia
Muitas pessoas sofrem com sentimentos, mas não são todas que conhecem o caminho da cura
Psicóloga formada em 1998 pela Faculdade de Ciências e Letras, com validação e equivalência de diploma pela Universidade...
iÉ grande o mal-estar que muitas pessoas sofrem com problemas das emoções e pensamentos. E não são todas que conhecem o caminho da cura. O mundo vem mudando aceleradamente, porém a falta de informação sobre a psicologia ainda é grande.
Publicidade
Algumas pessoas chegam a sofrer de dores emocionais, mas resistem (por total falta de conhecimento e informação correta) a busca por sessões de terapia. Durante o processo psicoterápico é possível entender e curar a mente. Os temas mais comuns de sofrimento humano são:
Mudança de humor constante
- O que é: alteração de emoções, dificuldade de manter-se equilibrado, expressões exacerbadas das ideias
- Causas: conflitos internos, dúvidas, medos e inseguranças
- Psicoterapia para a cura: aprender a falar as coisas nas horas certas para não precisar se controlar e deixar escapar ao explodir. Existem exercícios específicos para esse tipo de aprendizado. Técnicas como PNL, hipnose ericksoniana e terapia breve são adequadas para essas situações.
Ansiedade excessiva
- O que é: preocupação com algo que está por vir, agitação mental, medo e angústia
- Causas: insegurança com o futuro e mudanças, medo de não saber lidar com as consequências das ações
- Psicoterapia para a cura: por exemplo, traçar metas e organizar ideias (através de técnicas como coaching de vida), exercícios de relaxamento corporal, exercícios de respiração, meditação e hipnose ericksoniana sempre assistido de um profissional que vai orientar e conduzir da melhora forma possível.
Falta de motivação
- O que é: não sentir-se ?energizado? para lidar com as situações da vida, seguir prazos, ou mesmo alcançar uma meta
- Causas: as vezes, tristeza, depressão, falta de foco e objetivos bem definidos
- Psicoterapia para a cura: por exemplo, trabalhar estabelecimento de metas e como equilibrar a roda da vida (técnicas do coaching de vida), como criar recompensas (usando técnicas do Novo Código da PNL) e ações ao longo do processo, com terapia breve.
Vontade de se isolar
- O que é: não ter interesse ou energia para o contato social e dificuldade de lidar com as diferenças pessoais e de opinião
- Causas: baixo auto estima, dificuldade de lidar com as frustrações
- Psicoterapia para a cura: por exemplo, fortalecimento emocional (técnicas precisas PNL ou mesmo EMDR direcionado para libertação de pontos passados) compreensão da realidade atual e planos para mudança (com técnicas de coaching de vida) e sucesso futuro (técnicas do novo código da PNL com compreensão adequada da congruência interna).
Medo constante
- O que é: sensação de desproteção, insegurança, falta de credibilidade que você mesmo será capaz de se proteger e criar alternativas para solucionar o que for necessário
- Causas: experiências negativas passadas, traumas e perdas
- Psicoterapia para a cura: por exemplo, dessensibização, dissociação do objeto/situação fóbico (a) para a cura efetiva (uso de técnicas como EMDR, Novo Código da PNL, hipnose ericksoniana, cognitiva comportamental).
Uso excessivo de bebidas e substâncias
- O que é: comportamento excessivo, repetição/compulsão, vício por bebida ou drogas
- Causas: problemas que não se resolve, uso de substâncias que dão prazer imediato e ajudam na "fuga"
- Psicoterapia para a cura: por exemplo, trabalho relaxamento (técnicas de hipnose ericksoniana, foco de atenção), cura do vício, auto estima, autocontrole e criação de novas respostas aos estímulos estressores da vida (com EMDR, Novo Código da PNL).
Tristeza com final de relacionamento
- O que é: sensação de dor, saudade, mal-estar pela separação, brigas e incerteza de como recriar a vida após o termino
- Causas: problemas na relação, na comunicação, traição, etc
- Psicoterapia para a cura: por exemplo, fortalecimento emocional (compreensão cognitiva da fala e comunicação), administração das várias áreas da vida (coaching de vida, EMDR e hipnose ericksoniana).
Luto
- O que é: dor pela falta da existência de um parente, amigo ou relacionamento íntimo. A morte causa também um sentimento de impotência perante a situação
- Causa: a ruptura do vincula, contato e ação que se tinha com pessoa. Quando se fala da pessoa amada, inclusive, a quebra de sonhos e idealizações para o futuro
- Psicoterapia para a cura: por exemplo, superação através das etapas de superação: negação, raiva, culpa e elaboração (não basta a compreensão, mas a vivência durante o processo da psicoterapia com técnicas de hipnose ericksoniana e EMDR).
Sensação de ser incompreendido
- O que é: mal-estar que ocorre quando sua vontade e intenção não atinge os resultados pela comunicação feita. Confusão ao expressar algumas ideias e sentidas diferente por quem as recebe
- Causa: falta de treinamento prático de expressão e comunicação social, problemas em se colocar no lugar do outro (sendo incapaz de prever o impacto que teria sua fala)
- Psicoterapia para a cura: por exemplo, treino direto de escolhas de palavras e comunicação (técnicas da cognitiva comportametal, PNL, Novo Código da PNL), noção de ação e ação para preparo de possiveis resultados (uso de técnicas de hipnose erickoniana).