Psicóloga formada em 1998 pela Faculdade de Ciências e Letras, com validação e equivalência de diploma pela Universidade...
iQuem quer melhores resultados precisa focar e ter melhor atenção no presente, que é justamente onde está todas as ricas possibilidades. Quem busca emagrecer, por exemplo, pode usar com tranquilidade a técnica Mindul eating, pois favorece a percepção e consciência do que está ingerindo.
O conhecimento individual de qual é o melhor cardápio pode e deve ser sugerido por um profissional, tal como um nutricionista. Porém, antes de explicar sobre o mindful eating é fundamental a compreensão adequada sobre foco de atenção, qualidade de vida e a relação que se pode estabelecer com os alimentos.
Excesso de informação
Vivemos em constante atividade, muitas informações que nos demandam agir no piloto automático, nos ajudando quase a nos tornar mestre das multitarefas. São enormes os estímulos de atenção dividida que temos que fazer para dar conta do recado e tudo que o presente nos exige. Porém, esse tipo de ação é um peso e se transforma em algo maçante, sobrecarregando a mente, o que é extremamente prejudicial em muitos aspectos pessoais.
Foco de atenção
Quando você está presente, atento ao momento do agora, é capaz de se beneficiar plenamente com esse tipo de ação. Agir assim, nos dá liberdade de escolha, nos permite interagir com a vida agora, sem precisar resgatar vivências passadas negativas e outras escolhas inadequadas que já foram feitas na vida. Isso tudo ajuda a não se sabotar, e com isso, poder viver bem e feliz.
Mindfullness
É estar atento e consciente ao agora. Nossa mente viaja muito nos pensamentos e nos perdemos constantemente do que é o real, desconectando do momento atual, do agora.
O propósito da aplicação do mindfulness é nos libertar do padrão de respostas automáticas que fazemos sem estarmos atentos, repetindo ações sem consciência, reforçando crenças negativas, faltando criatividade e inovação.
Mindful eating
É fundamentalmente pôr em prática o conceito acima explicado, acerca de atenção plena, consciente e focado para o momento presente, e assim, conseguir direcionar seus pensamentos e energia para o modo de se alimentar. Escolhas como o tipo de comida, a quantidade a ser ingerida, o modo de mastigar e o tempo da refeição fazem parte do processo, pois ajuda na mudança de padrões de comportamento e respostas que se está acostumado sem o sucesso desejado.
Mas além da indicação do que se alimentar por meio de um profissional, a atenção ao modo de lidar com os alimentos faz toda diferença no emagrecer. A sensação de saciedade é um exemplo disso.
Quem come distraído, fazendo outras atividades, raramente se sente satisfeito com a quantidade correta e tende a comer mais e mais. A falta de atenção leva a um abuso excessivo da quantidade e tipos inadequados de alimentos para uma vida saudável.
Quem degusta, presta atenção a textura, temperatura, saboreia, vivencia o paladar dos alimentos tem melhor resultado no relação e prazer com os alimentos.
Dicas
- Na hora da refeição dedique o tempo para esse momento de forma plena. Evite dividir a atenção com outras atividades e ações
- Quando montar seu prato perceba corretamente o tamanho, volume e peso dos alimentos, memorize a quantidade que deve ser a adequada para você
- Ao comer, tenha o foco do pensamento ligado ao paladar, sabor, textura e cheiro.
Evite desviar a atenção com outros pensamentos ou mesmo autocríticas. Se necessário, pratique outros exercícios complementares para ajudar na atenção. Para começar o melhor é observar como está seu diálogo interno, quais ideias passam pela sua cabeça com frequência.
Sessões de psicoterapia
O que você pensa habitualmente sobre alimentação? Sessões de psicoterapia também são muito bem indicadas. Durante o processo, o profissional poderá lhe ensinar novos exercícios direcionados ao seu mundo, realidade e objetivos (por exemplo: emagrecer, seguir uma reeducação alimentar, etc) para que o uso do mindful eating seja feito com eficácia e ajustado sob medida para você.