Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iA época do nascimento é, tradicionalmente, relacionada aos traços de personalidade, com os signos. Sendo que a forma mais comum de estudar sobre o assunto é através da astrologia, que nada mais é do que um estudo de como o Céu pode se refletir na nossa vida pessoal, no nosso momento e no nosso futuro.
Um estudo apresentado em 2014 no congresso anual do Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia (ECNP) revelou que personalidade de uma pessoa pode ser influenciada pela estação do ano em que nasceu.
Para o trabalho, Xenia Gonda, professora da Universidade de Semmelweis, em Budapeste, analisou aproximadamente 400 indivíduos e as estações do ano de nascimento com os tipos de personalidade na vida adulta.
"Estudos bioquímicos mostraram que a estação do ano em que determinada pessoa nasce tem uma influência sobre certos neurotransmissores, como dopamina e serotonina, detectáveis até a vida adulta. Isso nos leva a crer que a estação do ano na época do nascimento pode ter um efeito bem mais duradouro", comentou a pesquisadora.
Saiba mais: Seu tipo de personalidade predispõe você ao estresse?
Os resultados mostram que as crianças que nasceram no verão poderão ter mais alterações de humor na vida adulta e mais facilmente tornarem-se adultos irritáveis do que aqueles que nascerem no inverno.
"Basicamente, parece que dependendo da época em você nasce pode aumentar ou diminuir a chance de desenvolver certos transtornos de humor", comentou a pesquisadora", afirmou Xenia Gonda.
A pesquisa apontou que o temperamento ciclotímico, caracterizado por mudanças rápidas e frequentes entre um estado de felicidade e tristeza, é significativamente mais alto entre aqueles que nasceram no verão. Além disso, as pessoas nascidas na primavera e verão apresentaram um temperamento hipertímico, que é uma tendência a ser excessivamente positiva.
Apesar do que se acredita, o estudo indica que as pessoas não tendem a ficar mais tristes em épocas de frio. Os indivíduos nascidos no outono tiveram uma tendência menor a serem depressivos do que aqueles nascidos no inverno, no entanto as pessoas que nasceram no inverno tiveram uma propensão menor para serem irritáveis do que aqueles nascidos em outros épocas do ano.
"Ainda não podemos dizer nada sobre os mecanismos envolvidos. O que estamos pesquisando agora é se existem componentes genéticos que estão relacionados com a estação do ano de nascimento e os transtornos afetivos", conclui a professora.
De acordo com o professor Eduard Vieta, da Universidade de Barcelona os temperamentos não são doenças, mas tendências comportamentais e emocionais biologicamente favorecidas. "Embora ambos os fatores genéticos e ambientais estejam envolvidos em um temperamento, agora sabemos que a estação do ano também tem interferência", revelou o pesquisador.