Médico cirurgião plástico formado pela conceituada escola da UFRJ, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plást...
iA bichectomia é um procedimento cirúrgico que promete afinar o rosto, através da redução de bochechas salientes. O procedimento acentua a região malar e mandibular no contorno da face. O nome da cirurgia se refere a uma gordura localizada na face que possui o formato piramidal, chamada "bola de Bichat". Seu tamanho que varia conforme a idade da pessoa, ficando menor com o avanço do envelhecimento. Por isso as crianças são mais bochechudas e os idosos tem o rosto mais magro.
O procedimento cirúrgico realizado para fins estéticos com incisão intraoral exige muito conhecimento de anatomia. Como a gordura está próxima a glândulas, nervos e artérias, existe o risco de lesões nessas regiões. Podem ter complicações como inflamações e hematomas, sangramentos (hemorragia bucal), assimetria facial, lesão de nervos faciais e rompimento de algum vaso.
Mas o que podemos esperar dos resultados desta cirurgia?
Como teve grande aceitação por parte das celebridades, criou-se um boom em torno dos resultados, gerando o interesse do público. E como o padrão de beleza hoje é o rosto mais fino, a cirurgia ganhou muito destaque. Mas as pessoas precisam entender que não se pode ?copiar? o que uma celebridade faz, pois o seu rosto tem um formato diferente. Não é somente retirar a gordura localizada na bochecha que poderá dar o formato de um rosto magro.
A grande expectativa da bichectomia é o afinamento do rosto, dando maior destaque para as maçãs e contorno do rosto. O resultado começa a aparecer após três semanas e a recuperação total após seis meses do procedimento.
Pacientes magros e com o rosto arredondado têm maior interesse pela técnica. Já pacientes acima do peso provavelmente não terão um resultado satisfatório, pois a diferença é muito sutil no contorno da face. E se ganhar peso, a gordura na face vai voltar, deixando o rosto com bochechas proeminentes.
Além disso tudo, antes de optar por estar cirurgia, não esqueça que o procedimento é irreversível. Uma vez feita a bichectomia, é para sempre, pois a remoção da gordura é definitiva.