Redatora especializada na cobertura de saúde, alimentação e fitness.
Quem nunca viveu aqueles sintomas típicos de um resfriado eadiou a ida ao médico na esperança de que tudo se regularizasse com descanso ebebidas quentes? Mas nem sempre o problema é tão simples assim. "A gripe,por exemplo, diferentemente do resfriado, não deve ser encarada como uma doençabanal, já que pode apresentar complicações como as pneumonias e resultar emhospitalização e, em casos mais graves, até morte", conta Gustavo FalboWandalsen, diretor Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.
Pensando nisso, veja abaixo alguns sinais que podem estarassociados a um problema mais grave do que um simples resfriado:
1. Náuseas, vômitos e diarreia
Um simples resfriado, em geral, não vem acompanhado desintomas como náuseas, vômitos ou diarreia. Portanto, vale uma atenção especialnesses casos e a ida ao médico. "Se o vírus for um enterovírus, ou seja,um vírus que ataca o tubo gastrointestinal, podem surgir esses sintomas. É ocaso do rotavírus, ecovírus", diz a otoneurologista Jeanne Oiticica, chefedo Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da Faculdade deMedicina da Universidade de São Paulo.
2. Febre por mais de quatro dias
Normalmente, os sintomas de um resfriado simples podempersistir por até sete dias. "Porém, a persistência dos sintomasrespiratórios por mais de quatro dias, principalmente se houver febreassociada, deve ser valorizada e é importante a avaliação médica", contaGustavo.
Jeanne ainda explica que a febre pode ser um sinal de nossocorpo: "Febre que persiste após quatro dias não é usual da gripe e podeindicar que o organismo não está conseguindo se defender e reagir comodeveria", conta.
3. Ter uma melhora dos sintomas e depois piorar novamente
Isso pode acontecer por motivos variados. Uma hipótese,levantada por Gustavo, é a de que "a piora dos sintomas após uma aparentemelhora pode estar associada a alguma complicação do resfriado". Já Jeanneaponta que pode ser algum outro problema, que surgiu a partir da fragilidade dosistema imunológico. "Pode ser sinal de que a pessoa pegou outra coisa,quando mal tinha se recuperado da anterior. Podem ser duas doenças diferentes,que começaram uma atrás da outra, e não necessariamente a mesma coisa",diz ela. Na dúvida, busque a ajuda de um profissional.
4. Dores no peito e dificuldade para respirar
Jeanne alerta para esses sintomas, que nunca devem sernegligenciados. "Dor no peito (dor localizada) e dificuldade de respirar(dispneia) são sempre sinais de alerta, independente do momento em que ocorrem.São sintomas que sempre requerem atendimento médico imediato, para excluir algomais grave", ressalta ela.
5. Febre muito alta
A febre elevada não costuma ser sintoma de algo simples erequer atenção. "Febre alta é um sinal de gripe, mas também de diversasoutras doenças infecciosas como a dengue, não sendo comum no resfriado. Febrealta é um sinal de alerta e o médico deve ser procurado", conta Gustavo.
Saiba mais: Gripe H1N1 ou resfriado? Saiba como diferenciar as duas doenças
6. Dor de cabeça
"Dor de cabeça é um sintoma comum na gripe, mas tambémem outras doenças como a sinusite. Este sintoma deve ser avaliado em conjuntocom o quadro que a pessoa apresente e o diagnóstico correto é importante para otratamento", ressalta Gustavo. Portanto, fique atento aos sinais do seucorpo e busque ajuda especializada.
7. Dores localizadas
Ao sentir algum tipo de dor localizada, a avaliação médica éimprescindível. "Quando há um sintoma localizado importante, como dorpersistente na garganta, é importante afastar a possibilidade de algumainfecção local (no caso, uma possível amigdalite)", diz Gustavo.