Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Um relatório criado pela Associação Americana do Coração mostrou que o óleo de coco pode ser comparado à gordura animal e à manteiga seconsiderados os seus efeitos na saúde. A justificativa seria por causa da gordura saturada presente no óleo de coco, que poderia aumentar o colesterol ruim.
No comparativo apresentado pela Associação, o óleo de cocofoi o vilão, com a maior quantidade de gordura saturada, somando 82% de suacomposição. Na manteiga, a quantidade é de 63%, na gordura bovina é de 50% e nabanha de porco o total é de 39%.
Saiba mais: Por que meu colesterol continua alto?
"Como o óleo de coco aumenta o colesterol LDL (tipo 'ruim'),causa de doenças cardiovasculares, e não tem efeitos favoráveis que compensemisso, advertimos contra seu consumo", dizia o relatório.
De acordo com os cientistas que fizeram o relatório, aorientação é de reduzir o consumo de gorduras saturadas optando por óleosvegetais adequados, como o azeite de oliva.
Gordura saturada e colesterol ruim
O colesterol é um tipo de gordura encontrada em nossoorganismo importante para o seu funcionamento normal. O colesterol é ocomponente estrutural das membranas celulares em nosso corpo e está presente nocoração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele. Nosso corpo usao colesterol para produzir alguns hormônios, tais como vitamina D,testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares que ajudam na digestão dasgorduras.
O cardiologista Flávio Cataldi afirma que aproximadamente70% do colesterol é produzido pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquantoque os outros 30% é proveniente da dieta. Assim, uma dieta rica em gordurasaturada, gordura trans e açúcar pode elevar o LDL (colesterol ruim) e osníveis de triglicerídeos, aumentando o risco geral de colesterol alto.