Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Frequentemente famosas revelam sofrer com a endometriose, umproblema muito comum entre as mulheres, que ocorre quando o endométrio, mucosaque reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo. É ocaso da britânica Thessy Kouzokas, de 27 anos, que mostrou recentemente umpouco da realidade de quem convive com essa condição. Ela teve um cisto rompidona região do estômago.
?Isso é bastante chocante para as pessoas. Este sou eu. Estaé endometriose. Eu nunca tive a intenção de compartilhar essas fotos porqueestou nua, mas meu Deus, eu não pude acreditar na quantidade de mensagens querecebi de meninas que também têm endometriose e se sentem sozinhas?, disse ela.
?A esquerda é o meu estômago três semanas após um cistorompido (5 semanas atrás). A foto da direita sou eu agora, após tomar ummedicamento chamado 'synarel' que parou todos os meus hormônios e me envioupara a menopausa aos 27 anos de idade?, relatou.
Saiba mais: Endometriose: laparoscopia ou cirurgia?
"Endometriose não é brincadeira. Serei operada por maisde sete horas e ficarei hospitalizada por uma semana. Por favor, fale sobre aendometriose. E se você conhece alguém que sobre com muita dor durante operíodo menstrual, por favor, fale para ela checar isso. E para as meninas comendometriose, vocês não estão sozinhas", finalizou.
Entenda a endometriose
Na endometriose, a formação de tecido ectópico normalmenteocorre na região pélvica, fora do útero, nos ovários, no intestino, no reto, nabexiga e no peritônio, delicada membrana que reveste a pélvis. Entretanto, essetecido também pode crescer em outras partes do corpo.
A endometriose é um problema comum. Às vezes, ela podeocorrer em gerações seguintes de uma mesma família. Embora, normalmente, aendometriose seja diagnosticada entre 25 e 35 anos, a doença provavelmentecomeça já alguns meses após o início da primeira menstruação.
Saiba mais: Menstruar muito cedo, não ter filho e + 4 causas para a endometriose