Cirurgião plástico com reconhecimento atestado pelo MEC/AMB/SBCP/CRM, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástic...
iO nariz é um ponto do rosto que costuma causar bastante insatisfação. Mas saber o seu tipo de nariz é imprescindível para decidir, juntamente ao cirurgião plástico, o melhor procedimento para obter o resultado desejado.
Tendo isso em vista, veja abaixo as principais classificações de acordo com as características étnicas:
Caucasiano
Possui um formato alto e estreito, com pele muito fina e cartilagens fortes. Por ter esse tipo de pele, quem possui o nariz caucasiano consegue obter uma ótima definição da ponta nasal com a rinoplastia, através do refinamento.
Subtipo adunco
O nariz caucasiano com o subtipo adunco ou aquilino possui grande projeção curvada do dorso. Por isso, apresenta, em alguns casos, a ponta caída, notável ainda mais quando o paciente sorri. Considerando esse perfil, 10 entre 10 pacientes buscam empinar a ponta através da rinoplastia.Já o subtipo romano diferencia-se pelo excesso de osso e cartilagem, além da protuberância.
É comum que pacientes com esse perfil de nariz sofram bullying durante a infância, adolescência e até mesmo na fase adulta por terem o osso saltado. A giba ósteo-cartilaginosa, quando muito projetada, traz prejuízos estéticos ao paciente.
É comum que pacientes com esse perfil de nariz sofram bullying durante a infância, adolescência e até mesmo na fase adulta por terem o osso saltado. A giba ósteo-cartilaginosa, quando muito projetada, traz prejuízos estéticos ao paciente.
Asiático
O nariz é curto, não possui a elevação do dorso, e sua ponte (área que fica entre os olhos) é mais larga e baixa. Muitos asiáticos costumam reclamar da impressão de "nariz achatado", que se dá pelas narinas largas e pelo formato arredondado na ponta. Para estes casos, a rinoplastia de projeção da ponta do nariz é recomendada.
A projeção do nariz é possível através da rinoplastia de aumento, feita através de enxertos retirados de áreas doadoras (septo, costela ou orelha) ou implantes de material sintético biocompatível. Através dessa técnica, o cirurgião plástico molda o nariz, ajustando a altura, afinando a largura e valorizando o dorso.
Negróide
Este apresenta uma base mais larga, narinas alargadas, dorso curto e ponta arredondada. A rinoplastia para esse caso é indicada para quem deseja um nariz mais fino e modelado.
Em relação à pele, apresenta-se mais oleosa e espessa. A pele grossa não é impedimento para a realização de uma cirurgia plástica, mas exige maior conhecimento do profissional. Assim como o nariz asiático, quando uma projeção da ponta é indicada, a rinoplastia de aumento define a região.
E a identidade étnica do paciente?
Todo cirurgião plástico se preocupa em manter a identidade étnica do paciente em uma rinoplastia, isso porque a cirurgia tem como objetivo melhorar a estética natural do nariz, preservando as origens do indivíduo.
No Brasil, a miscigenação gera uma beleza única que deve ser preservada. Durante o planejamento de uma cirurgia plástica, o médico deve discutir abertamente com o paciente sobre as melhores técnicas para chegar ao resultado desejado sem prejudicar sua identidade étnica e, ainda sim, equilibrar as proporções faciais.