Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
Depois de uma semana cansativa e cheia de trabalhos, nada melhor do que um happy hour com os amigos para descontrair. O problema é que, para quem faz dieta, ele passa a ser um verdadeiro problema e muitos até passam a evitar esses encontros com receio de cometer deslizes. Pensando nisso, a nutricionista Clarissa Fujiwara, durante um bate-papo ao vivo no Facebook do Minha Vida, falou sobre como manter a alimentação saudável fora de casa. Aproveitamos as dicas sugeridas por ela e montamos 6 passos para você conseguir curtir o happy hour sem culpa. Confira:
Evite ir com fome
Assim como ir ao mercado, ir para o happy hour com fome não é uma boa opção. Quando estamos com fome, as opções ficam muito mais atrativas e os riscos de cometermos grandes deslizes aumentam. A dica é optar uma refeição saudável antes do happy hour e deixar o momento apenas para pequenos petiscos se necessário.
Se optar pelo álcool, intercale com água
O mais indicado é substituirmos a bebida alcoólica por sucos naturais, chás ou águas aromatizadas. Mas ninguém é de ferro, certo? Então, entre as bebidas destiladas (vodka, whisky, tequila, etc) e as fermentadas (vinhos e cervejas) dê preferência para as fermentadas, pois quanto maior o teor alcoólico de uma bebida, mais calorias ela terá. Além disso, o indicado é intercalar o álcool com água mineral para evitar a desidratação e a ingestão excessiva do álcool. Vale lembrar que nesse caso os refrigerantes, sucos ou até mesmo a água com gás não substituem a água mineral.
Faça boas escolhas
Como já falamos anteriormente, o ideal é ir alimentado para o happy hour para evitar grandes deslizes. Porém, na hora de partir para o cardápio, optar por escolhas inteligentes fará com que você aproveite o momento com os amigos e não coloque todo seu esforço a perder. Uma dica é substituir a fritura pelo grelhado. Ao invés de pedir uma porção de frango à passarinho, peça uma de filé acebolado, por exemplo.
Saiba mais: Conheça 15 dicas para ter uma alimentação saudável
Programe-se
Claro que convites de última hora irão surgir. Mas, quanto mais você conseguir se organizar com antecedência, melhor para a sua dieta. Assim, durante a semana você pode investir um pouco mais na alimentação balanceada e nas atividades físicas, como uma forma de compensar a saída no fim da semana.
Cuidado com excessos
O excesso é o seu pior inimigo. Então, além das substituições, busque manter o equilíbrio na hora de curtir os petiscos e bebidas.
Aposte no detox
No dia seguinte, invista em uma alimentação mais equilibrada. Chás antioxidantes, sucos desintoxicantes e muita água serão seus maiores aliados. Confira o cardápio detox criado por Clarissa Fujiwara.
Saiba mais: Dieta detox: cardápio completo, como fazer e benefícios