Redatora especializada na cobertura de saúde, alimentação e fitness.
Os doces são uma grande tentação alimentar para a maioria das pessoas (eu me incluo nessa). Mas, por mais difícil que seja resistir, existem formas de contornar essa vontade incontrolável de se atracar com uma barra de chocolate. E ninguém melhor para dizer quais são essas formas do que as próprias nutricionistas, que revelaram ao Minha Vida suas próprias estratégias para enganar o desejo por doces. Confira:
Andrea Marim - Nutricionista
Sim, Andrea consome doces, mas escolhe a dedo as ocasiões em que irá se permitir isso. "Como esporadicamente, quando estou em algum evento social, aí eu experimento. Mas quando digo experimentar, é só um pouquinho mesmo! Cerca de 2 colheres de sopa, cerca de meia fatia de um doce", revela.
Estratégia para enganar a vontade por doces: "Primeiro consumo uma porção de oleaginosas, que pode ter duas castanhas do Pará ou oito amêndoas ou duas nozes", diz ela. Calma, eu sei que parece pouco, mas a especialista explica que esses alimentos promovem saciedade e têm uma digestibilidade lenta, ou seja, vão manter a fome longe por mais tempo. Junto com essa porção, ela come 25g de chocolate 70% cacau, que é uma excelente fonte de antioxidantes.
Receitinhas espertas:
Shake proteico
- 1 porção (30g) de whey protein
- 100 ml de leite desnatado e sem lactose
- 1 banana
Bater tudo em um mixer ou liquidificador e servir. Essa é uma refeição bem proteica e com pouco índice glicêmico.
Bolo de caneca rápido
- 1 banana
- 1 cs. de farinha de coco
- 1 cs. de aveia
- 1 ovo
Misture tudo, coloque em uma caneca untada com óleo de coco e deixe no microondas por um minuto a dois minutos, dependendo da potência do aparelho. Salpique canela e sirva.
Dica: Após untar a caneca com óleo de coco, você pode forrar a caneca com algumas rodelas de banana no fundo, pois assim que desenformar o bolo de caneca, as bananas estarão macias. Então, salpique a canela a gosto.
Saiba mais: Troque o açúcar por estes 7 substitutos saudáveis
Elaine Padua - Nutricionista
A moderação é a palavra-chave entre as nutricionistas. "Quando quero comer um doce, como em quantidades moderadas", ressalta Elaine. "Não é proibido comer doces, mas você não pode ultrapassar, por exemplo, no consumo de chocolate de 20 a 30g por dia, mais do que isso é um excesso", ela explica.
Além disso, Elaine destaca que quando há uma vontade muito grande de comer doces, geralmente há a deficiência de nutrientes, como cromo, B6, magnésio. "Também significa que a produção de serotonina é deficiente, então o intestino deve ser analisado de uma forma mais séria, porque 90% da produção de serotonina é feita no intestino", completa.
Estratégia para enganar a vontade por doces: "A minha estratégia é, se por exemplo eu quiser tomar um sorvete, eu vou tentar consumir sorvetes a base de frutas", explica. O que acontece é que, ao driblar essa vontade consumindo alimentos mais saudáveis, você tem mais saciedade. "Isso porque o doce em excesso gera um ciclo vicioso, quanto mais você come, mais você quer", alerta ela.
Receitinhas espertas
Sorbet de banana
- 1 banana congelada
- Canela a gosto
Para essa receita, vale sempre deixar algumas bananas no congelador para quando bater a vontade por doces. É só pegar a banana congelada, bater no liquidificador até virar um creme parecido com sorvete, e então adicionar a canela ou o cacau em pó, por exemplo.
Saiba mais: Fiquei um mês sem açúcar e sobrevivi
Mousse de abacate e cacau
- 1/2 abacate
- 2 cs. de leite de coco
- 2 cs. de cacau
- 1 cs. de açúcar de coco
Pegue o abacate, bata com o leite de coco, cacau e o açúcar de coco. Vá acrescente o leite de coco até obter uma textura de mousse. Pronto, é só deixar gelar e consumir.
Karina Nascimento - Nutricionista da Cia. da Consulta
Para Karina, sentir vontade de comer um doce, seja ele chocolate, guloseimas ou uma sobremesa pode ser considerado normal. "O problema é quando chega o momento que essa vontade se torna excessiva e pode prejudicar a saúde, como o ganho de peso, o surgimento de diabetes ou alterações no colesterol", afirma.
"Quanto mais doces uma pessoa consome, mais frequentemente essa vontade irá surgir. Quando a necessidade por doces é exagerada e diagnosticada, o ideal é procurar um nutricionista que possa adaptar as estratégias mais saudáveis com o intuito de obter o equilíbrio. Ainda é preciso ter força de vontade e procurar não ter fácil acesso a esses tipos de alimentos. Faça com que o doce das frutas, que chamamos de frutose, seja priorizado, mas vale ressaltar que esse tipo de açúcar também deve ser consumido em quantidades adequadas", destaca.
Estratégia para enganar a vontade por doces: "Quando eu opto por comer doces, procuro saboreá-lo ao máximo e comer em pequenas porções já estabelecidas. Evito consumir excessivamente e compulsivamente", afirma. Karina também é adepta das receitinhas práticas com frutas. "Uma estratégia interessante é manipular o que você irá comer, criando suas próprias receitas e preparações com diferentes tipos de frutas. Lembre-se que também temos opções de frutas secas sem adição de açúcar, que também devem ser consumidas moderadamente", revela.
Saiba mais: Aprenda a fazer o brigadeiro detox de Bruna Marquezine
Receitinhas espertas
Doce de banana sem açúcar
Corte as bananas em tamanhos pequenos (a quantidade que você preferir) e coloque em uma panela. Acrescente canela em pau ou cravo à gosto e deixe em fogo baixo por cerca de 30 minutos, mexendo sem parar. Quando a banana escurecer e desgrudar da panela, está pronto.
Maçã assada sem açúcar
Corte a uma maçã ao meio, retirando suas sementes e o cabo. Coloque em uma forma ou recipiente que possa ir ao forno e esprema 1/2 limão. Para intensificar o sabor, acrescente uma colher de sopa de amoras ou framboesas. Se quiser, você pode acrescentar canela em pó à gosto. Acrescente 100 ml de água e leve ao forno por em média 10 a 15 minutos.