Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
A cantora Simaria, que faz dupla sertaneja com a irmã, Simone, falou neste domingo (27), em entrevista ao Fantástico, na Globo, sobre seu afastamento aos palcos devido a uma tuberculose ganglionar.
Antes de descobrir a doença, Simaria já havia notado que estava perdendo peso muito rápido e essa mudança foi percebida pelos fãs também. O último show de Simaria este ano foi no dia 9 de abril em Londrina, no Paraná. Segundo a cantora, não estava sendo nada fácil ficar nos palcos, pois seu corpo pedia ajuda.
"Minha língua secava, eu não respirava direito. Não sei como consegui fazer. Eu voltava pro camarim o tempo todo porque minha pressão baixava. Então eu voltava para o camarim, colocava sal na boca e voltava. Eu entendi que era hora de ir pra casa e procurar um médico", contou.
Após alguns exames, veio a descoberta da tuberculose ganglionar, uma das formas mais frequentes de tuberculose fora do pulmão é a ganglionar, que acomete principalmente os linfonodos - órgãos do sistema linfático - próximos ao pescoço. Entenda mais sobre a doença aqui!
Simaria já teve tuberculose outras três vezes. A primeira, foi do tipo mais comum. Como ela não percebeu que estava com a doença, acabou não se cuidando. Agora, a condição reapareceu como uma espécie de reativação.
Emocionada, Simaria também contou que emagreceu 8 quilos com a doença. "Eu não podia pegar meu filho no colo porque eu não tinha forças. Ele tem 2 anos e meio e ficava pedindo pra mamar", revelou.
De acordo com o infectologista David Uip, que está cuidando de Simaria, a doença pode ter surgido devido aos excessos cometidos pela cantora: "Fez shows demais, cantou demais, viajou demais e comeu de menos", disse.
"Desde os meus 14 anos até 35 anos eu trabalhei igual um burro de carga. Já cheguei a fazer três shows em uma noite. Quem tem vida assim? Isso é vida? Não quero mais fazer 30 shows por mês", revelou a cantora.