Redatora de saúde, família e bem-estar, com foco em comportamento e saúde mental.
Quando o bebê nasce, ele é acostumado a fazer cocô e xixi na fralda. A medida que o tempo vai passando e ele vai se desenvolvendo é comum que ele abandone esse costume e comece a utilizar o penico ou o adaptador de vaso sanitário. Essa etapa pode ser vista como um marco no seu crescimento pois possibilita, primeiramente, que ele aprenda a identificar e controlar suas necessidades fisiológicas, adquira mais autonomia e também facilite a vida dos pais. Afinal, não será mais necessário trocar fraldas sempre que precisar.
Na teoria parece que esse momento vai ser fácil, mas a aprender um novo hábito demanda treino, paciência e superação - tanto para quem aprende quanto para quem ensina. Em outras palavras, o momento do desfralde é de adaptação tanto para os pais quanto para os bebês. Se o seu filho está nessa fase, existem algumas informações que podem te ajudar a fazer o desfralde.
Como identificar o momento de desfralde
De acordo com a pediatra Daniela de Melo Miranda Gonçalves, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, não existe uma idade certa para tirar a fralda. No entanto,a criança pode dar alguns sinais que podem indicar a hora de tentar o desfralde:
- Avisar que vai fazer xixi ou cocô
- Tirar a própria fralda ou reclamar que está incomodando
- Ter interesse pelo que os adultos fazem no banheiro
- Acordar com a fralda seca
- Conseguir ficar mais tempo que o normal sem fazer xixi ou cocô
- Pedir para trocar a fralda depois de fazer xixi ou cocô
- Fazer cocô mais duro
Apesar de cada criança ter um tempo próprio para tirar a fralda também é necessário que ela tenha desenvolvido algumas habilidades necessárias para conseguir usar o penico ou o vaso sanitário com adaptador. Daniela diz que é necessário que a criança já consiga se comunicar com os pais para avisar que está com vontade de usar o banheiro. Também é ideal que já saiba como sentar e andar, pois precisará se locomover até o banheiro. Portanto, se o seu bebê ainda não consegue andar sozinho ou ainda não desenvolveu a fala, é melhor esperar mais um pouco.
"A partir dos dois anos algumas crianças já conseguem controlar melhor o xixi e o cocô, mas isso não é uma regra. Pode acontecer de com um ano e meio o bebê já dar sinais de que está preparado para tentar o desfralde, como também há aqueles que passam por essa fase um pouco mais maduros. O melhor é os adultos respeitarem o tempo da criança e apoiá-la nesse momento", enaltece a especialista.
Penico ou adaptador de vaso sanitário
Para que a criança seja capaz de fazer o desfralde ela pode precisar ou de um penico ou um adaptador de vaso sanitário. É importante levar em consideração o local em que ela irá aprender a fazer xixi e cocô, pois os vasos sanitários que são usados pelos adultos são muito altos e também oferecem o risco de a criança cair lá dentro. Portanto, é necessário que ela aprenda a fazer xixi e cocô em um local adaptado para ela.
"Para fazer o desfralde o melhor é que seja usado um penico ou um adaptador de vaso. É preciso que os adultos observem em qual local a criança se adapta melhor", esclarece Daniela.
Uma forma de ajudar na adaptação é levar a criança para comprar o penico ou o adaptador de vaso sanitário, deixar que ela escolha e explicar que aquele objeto será usado para ela fazer xixi e cocô. "Também é possível os pais comprarem livros que ensinam de uma forma lúdica a importância de usar o vaso sanitário e o penico", conta. Outra dica da pediatra é conversar com a criança, de forma carinhosa e clara,que ela está crescendo e em breve não vai mais precisar usar fralda.
Como fazer o desfralde
Mostre como usar o penico ou o vaso sanitário
Crianças aprendem as coisas por imitação e exemplo. Por isso, na hora de tirar a fralda mostrar como se faz certamente vai ajudar. Para isso é indicado levá-la ao banheiro, explicar em qual local ela pode fazer xixi e cocô e orientá-la sobre como subir no penico. Uma forma de fazer isso é colocá-la sentadinha de roupa mesmo , mostrar para onde vai o cocô e o xixi depois que saem do nosso corpo.
Como iniciar o desfralde
Uma boa maneira de iniciar o treinamento para se despedir das fraldas é deixar a criança sem fralda durante o dia. A pediatra explica que durante esse período a criança está acordada e será mais fácil ela comunicar que está com vontade de ir ao banheiro.
"Normalmente é mais prático a criança entender o processo de fazer xixi durante o dia primeiro. No início a criança não sabe que precisa despertar a noite para fazer xixi. Se isso acontecer muito cedo, podem ocorrer escapes noturnos. O melhor é que ela só durma sem fralda quando estiver mais adaptada."
Durante o desfralde também é preciso comprar cuecas ou calcinhas para os pequenos - e esse momento também pode ser divertido para vocês. Assim como o penico, deixe que ela escolha a peça de roupa que mais gosta e comemore a nova fase junto com ela.
Escolha uma época tranquila para fazer o desfralde
De acordo com Daniela, o indicado é que a rotina da criança esteja tranquila no momento do desfralde. Isso porque se a família como um todo estiver em uma fase agitada ou estressante o ambiente pode atrapalhar o processo. É importante lembrar que o desfralde também depende de aspectos emocionais. Se o pequeno não estiver em um bom momento, o psicológico pode dificultar essa transição.
A escola pode fazer o desfralde?
Muitas crianças começam a ir para a escolinha antes mesmo de tirar a fralda, pois os pais ou cuidadores trabalham em período integral. Algumas instituições contam com pessoas especializadas para fazer a troca da fralda e higienização dos pequenos durante o período letivo.
No entanto, quando chega o período de tirar a fralda a situação pode ser um pouco diferente. O ideal é que o desfralde seja feito em casa pelos pais ou por alguém que tenha vínculo emocional com a criança. O desfralde é uma etapa que pede que o tempo do bebê seja respeitado, pois nem sempre é fácil ou limpa. Portanto, se possível, realize o desfralde no período de férias. Desta forma a criança pode aprender durante o recesso e quem sabe voltar às aulas preparado para usar o banheiro.
Qual estação do ano é melhor para fazer o desfralde
Primavera e verão são as melhores estações para iniciar o desfralde. O motivo é que nesse período é mais fácil de a roupa secar caso a criança faça cocô ou xixi na calça ou na cama.
Tá na hora. E agora?
Quando chegar a hora de verdade de usar o penico, mantenha a calma. Leve a criança para o banheiro, ajude-a a se posicionar e espere que ela faça suas necessidades. É importante tranquilidade nesse momento. Incentive, mas não apresse. Acredite, pode ser que demore um pouco para ela conseguir usar o penico. Inclusive, é possível que aconteçam alguns alarmes falsos.
Se a criança conseguiu fazer tudo no penico, faça a higiene da região íntima e vá mostrando a elas aos poucos como é que se faz para que no futuro ela faça sozinha. Lembre-se de elogiar e comemorar muito se tudo sair como o esperado. Caso não saia, não se desespere ou dê bronca na criança. Lembre-se que ela está aprendendo e com o tempo irá conseguir.
Fazer xixi de pé ou sentado?
É comum ter dúvida no caso de ensinar meninos a usar o penico. O melhor é fazer em pé ou sentado? Nesse caso, o ideal é ensinar a usar o penico sentado, uma vez que eles ainda são pequenos e podem não ter muita mira para fazer xixi. Além disso, ensinar tudo ao mesmo tempo pode confundir a criança. Então, em um primeiro momento, mostre a ele que é possível fazer tanto xixi quanto cocô sentado. A medida que ele for crescendo, tiver mais controle sobre a urina e conseguir usar o vaso sanitário, será mais fácil fazer xixi em pé.
Reduza a quantidade de líquidos a noite
Uma forma de evitar episódios de xixi na cama é reduzir o consumo de líquidos à noite. Isso porque durante esse período a criança costuma estar dormindo e, como ainda não sabe que precisa acordar para fazer xixi, pode acontecer de ela urinar na cama. Portanto, se o seu filho está nessa fase, dê menos líquidos a ele a partir das 18h. Lembre-se também de que é importante levá-lo para fazer xixi antes de dormir.
Tenha paciência
A maioria das habilidades que adquirimos ao longo da vida tiveram um momento certo para acontecer. Com o desfralde é a mesma coisa. Pode acontecer de a criança sujar a roupa ou fazer xixi na cama. É possível, inclusive, que mesmo depois de aprender a usar o penico ela faça xixi na calça. Por isso é importante que os cuidadores estejam preparados para lidar com isso, tenham paciência, não deem bronca e saibam acolher a criança nessas situações.
Um dos motivos que leve aos escapes é primeiramente a falta de treino em controlar as necessidades fisiológicas. Isso é normal e faz parte do processo. Com o tempo a tendência é que esses episódios diminuam.
E se o desfralde não acontecer
Pode acontecer de a criança não conseguir logo de cara fazer a transição da fralda para o penico. Como falamos no começo da matéria é importante que os pais e cuidadores vejam se é realmente o período de tirar a fralda ou se a criança ainda não está suficientemente madura.
"O ideal é conversar com o pediatra para saber se existe algo que pode ser feito diferente. Pode acontecer de a criança estar com alguma condição de saúde que dificulte o desfralde ou que ela esteja manifestando uma resistência devido a um fator emocional", afirma Daniela.
O melhor, nesses casos, é conversar com um especialista e seguir as orientações. Além disso, caso o seu filho não consiga desfraldar de primeira, não se culpe ou ache que ele não irá conseguir. A natureza tem o seu próprio tempo e, muitas vezes, ele é diferente do nosso.