Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A música é capaz de unir as pessoas. Não importa quem você seja, ou sua origem, a música tem o poder de nos alegrar no dia a dia. As canções nos trazem boas lembranças, ao mesmo tempo que promovem o autoconhecimento, pois há letras que descrevem exatamente o que estamos vivendo ou sentindo. E segundo um estudo conduzido por psicólogos da Universidade de Cambridge, seu tipo de personalidade influencia diretamente em seu gosto musical e vice-versa.
Como o estudo foi feito
A pesquisa diferenciou os tipos de personalidade utilizando o modelo "Big Five" da psicologia, que já é posto em prática por cientistas há 50 anos. Os critérios que são levados em consideração no modelo Big Five na hora de categorizar personalidades são os níveis de abertura para novas experiências, extroversão, agradabilidade, conscienciosidade e instabilidade emocional do indivíduo.
Pessoas extrovertidas
Quem se sente confortável em conversar com estranhos, ou não vê dificuldades em puxar assuntos frente a um grupo de amigos, tende a gostar de músicas descomplicadas, relaxantes e na maioria das vezes, com sonoridade acústica, como o Folk ou Country.
Pessoas introvertidas
Pessoas que são mais reservadas, reflexivas e imaginativas, tendem a gostar de gêneros clássicos, como a ópera. Isto porque na maioria das vezes, esse gênero musical apresenta um som mais reservado, e menos explosivo, o que causa a identificação dos ouvintes.
Pessoas inovadoras
Segundo o líder do estudo, Jason Rentfrow, indivíduos que possuem uma mente mais "aberta", tendem a gostar de músicas sofisticadas, que podem ser classificadas como inspiradoras, complexas e dinâmicas. Entretanto, pessoas que pensam "fora da caixa" e tem espírito criativo, costumam não se identificar com músicas lentas ou melancólicas.
Pessoas simpáticas e neuróticas
Pessoas com maior nível de agradabilidade, isto é, indivíduos simpáticos e mais calorosos, tendem a gostar de todos gêneros musicais, não tendo uma inclinação sonora específica. Porém, pessoas com maiores níveis de neuroticidade, são extremamente seletivas, e comumente têm dificuldades em gostar de qualquer gênero musical.
Descobertas feitas pelo modelo Big Five
De acordo com o modelo Big Five, pessoas com maiores níveis de abertura, gostam de ouvir novas sonoridades o tempo todo, e sentem muito prazer em ter experiências exóticas dentro da música. Porém, pessoas com maior nível de extroversão são o oposto. Elas gostam de músicas não pretensiosas, e preferem a simplicidade nas canções.