Redator focado em saúde e bem-estar, com destaque para comportamento e saúde mental.
Com a chegada do dia dos namorados, é comum que os casais façam planos para comemorar a data. Porém, muitos estão solteiros durante este período, e acabam se sentindo desanimados por não terem uma companhia amorosa. Trata-se de um problema gerado por convenções sociais, dado que somos doutrinados a ter um relacionamento, desvalorizando a nossa própria companhia. Por se tratar também de uma data comercial, as empresas investem em propagandas e anúncios que apenas aumentam a ansiedade acerca do dia.
Entretanto, segundo a psicóloga Milena Lhano, ter um relacionamento não é sinônimo de felicidade, já que muitas pessoas entram em namoros por terem dificuldade em ficar sozinhas. E não há problemas se este for o seu caso, pois as mudanças em nosso comportamento acontecem gradativamente. E para tornar o dia mais agradável, separamos sete dicas de programas para fazer no dia dos namorados, para quem está solteiro ou em um compromisso:
1. Saia para se divertir em um bar
Sair para um bar é um programa descontraído. Para casais que não desejam optar por atividades tradicionais, como um jantar a luz de velas, esta é uma boa dica. E para quem está solteiro, reunir-se com os amigos e se divertir durante a noite também pode ser prazeroso. Celebre o amor pela amizade, e não se esqueça: todos os dias são válidos para demonstrar o amor que sentimos pelas pessoas importantes de nossas vidas, e estas não precisam ser nossos parceiros amorosos.
2. Saia para uma balada
Ir para uma festa pode trazer lembranças alegres e marcantes para a sua vida. Para casais, visitar uma balada pode simbolizar que você e seu parceiro também cultivam uma grande amizade, pois se divertem juntos. E para os solteiros, sair para dançar pode trazer uma grande sensação de prazer e afastar, caso houver, a aflição de estar solteiro.
3. Presenteie quem você ama
Durante o dia dos namorados, entende-se que devemos presentear quem amamos. E por que não presentear nossos amigos? Diversas vezes, são as amizades que nos salvam durante os períodos mais difíceis de nossas vidas, proporcionando simultaneamente, o surgimento de momentos marcantes que nos trazem felicidade. E para os casais, trocar presentes também pode ser uma forma de demonstrar carinho, já que reservamos tempo para selecionar algo que se encaixe nos gostos da pessoa amada.
4. Vá ao cinema
Assistir um filme no cinema sozinho ou acompanhado é igualmente recompensante. Ao irmos sozinhos, reforçamos o amor por nós mesmos, e superamos a preocupação com o que os outros irão pensar sobre nós, pois muitos rotulam a ida ao cinema sem companhia como um ato solitário. E para os casais que gostem de um programa mais tradicional, assistir um filme representa uma atividade introspectiva, e um bom momento para se distrair juntos.
5. Vá a um karaokê
Reúna um grupo de amigos, ou vá acompanhado de seu parceiro. O importante é soltar a voz, e cantar músicas que façam você feliz. O ambiente descontraído de um karaokê permite que você coloque as aflições de lado, enfrentando a timidez. E caso você seja uma pessoa extrovertida, expresse toda a sua desinibição, relembrando não só aos outros, como a si mesmo, que você também tem amor próprio.
6. Fique em casa
Diversas pessoas podem encarar o fato de permanecer em casa durante uma data comemorativa como algo triste. E isto não é verdade. Aproveitar nosso lar, estando solteiro ou não, nos traz conforto e nos resguarda das aflições do mundo exterior. Assistir a séries e filmes, ou então preparar uma refeição, são programas que podem carregar diversos valores positivos. São nos momentos mais simples que lembramos de nos amar, ou então, que reiteramos o amor pelo próximo, pois a rotina pode ofuscar certos sentimentos, que muitas vezes, estão apenas esperando para serem despertados novamente.
7. Escreva uma carta
Caso você tenha um parceiro, demonstrar através de palavras o seu amor pode ser uma bela homenagem. Mas nada lhe impede de escrever uma carta para si mesmo, caso você esteja solteiro. Reflita se há momentos de seu dia reservados para relembrar suas qualidades e conquistas. Caso isto não aconteça, escrever em um papel uma homenagem para você mesmo pode ser um lembrete de todo o seu valor.
No dia dos namorados, não se esqueça: ter uma companhia é importante, mas estar feliz com a própria existência, independente do dia ou data comemorativa, é fantástico.