Redatora focada na produção de conteúdos sobre saúde e beleza.
Se você é fã de tratamentos naturais, certamente já ouviu falar sobre os benefícios das argilas para cuidar do rosto, cabelos e corpo.
Entre os diversos tipos disponíveis no mercado, a argila verde é uma das preferidas principalmente por controlar o excesso de oleosidade da pele, característica que incomoda a maioria das brasileiras - além de ser uma alternativa barata e eficaz para cuidar da beleza sem sair de casa.
O que é argila verde?
A argila verde é proveniente da degradação e decomposição de rochas magmáticas de origem vulcânica.
"Dentre todos os tipos, é a que possui a maior diversidade de elementos, como magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, entre outros", lista Camila Saab, médica pós-graduada em dermatologia da Clínica Mais Excelência Médica (SP).
Sua coloração é esverdeada graças ao óxido de ferro, outra substância em que a argila verde é enriquecida.
Para que serve a argila verde?
A argila verde pode ser usada no dia a dia de diversas formas - mas é nas máscaras para o rosto que aparecem com mais frequência, ajudando a controlar a oleosidade da pele ao mesmo tempo em que a desintoxica.
Além disso, o mineral pode ser aplicado em máscaras para o couro cabeludo com o mesmo objetivo; nas olheiras e na celulite, a fim de atenuá-las, e até mesmo nas unhas e cutículas - a função da argila verde, neste caso, é protegê-las e acalmar a pele da região.
Benefícios da argila verde
- Controla a oleosidade da pele: a argila verde é indicada para peles oleosas e acneicas por suas propriedades adstringentes, esfoliantes e antibactericidas, que ajudam a combater espinhas e cravos, além de regular a produção de sebo da cútis e fechar os poros do rosto
- Desintoxica o couro cabeludo: a argila verde também é desintoxicante e anti-inflamatória e combate a oleosidade do couro cabeludo, a dermatite seborreica (caspa), psoríase e a calvície, pois além de absorver o excesso de óleo produzido, também promove uma descamação local que contribui para a limpeza e o crescimento saudável dos fios
- Ameniza bolsas e olheiras: As propriedades absortivas e desintoxicantes da argila verde atenuam as olheiras e bolsas por melhorarem a vascularização da pele e drenagem local, descongestionando a região. Por sua ação revitalizante, também promove um leve efeito lifting
- Ajuda a tratar a celulite: a ação descongestionante, tensora e anti-inflamatória da argila verde auxiliam na eliminação de líquidos retidos
- Protege unhas e cutículas: a argila verde tem função protetora contra bactérias e fungos e, por isso, é uma aliada e tanto contra doenças e micoses que possam acometer a região. Devido ao seu potencial regenerador, cicatrizante e hidratante, o mineral também é capaz de acalmar a pele das agressões causadas pela retirada das cutículas na manicure.
Onde comprar argila verde?
A argila verde em pó pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, supermercados e farmácias de manipulação.
"Uma versão de qualidade deve ter grande concentração de elementos minerais na composição. Logo, quanto mais encorpado o pó, melhor a qualidade da argila", diz Emily Alvernaz.
Também é importante buscar fórmulas naturais e puras, livres de parabenos, corantes, fragrâncias ou conservantes.
Já a argila verde cosmética (máscaras à base de argila verde), pronta para aplicar, está disponível nas perfumarias. "A vantagem desta é o processo rigoroso de limpeza pelo qual o produto passa, garantindo a remoção de quaisquer tipos de impurezas que possam prejudicar a pele", conclui Isabela Assumpção.
Saiba mais: Preenchimento labial: o que é, preço e quem pode fazer
Contraindicações
Não há contraindicações absolutas ao uso da argila verde, exceto pessoas alérgicas ou com a pele muito sensível e reativa. O uso da substância também não é recomendado para quem tem a pele seca, já que seu efeito secativo pode piorar o grau de desidratação da cútis.
Referências
1 - Emily Alvernaz, especialista em Dermatologia e Cirurgia Estética da Clínica Goa (RJ)
2 - Camila Saab, médica pós-graduada em Dermatologia da Clínica Mais Excelência Médica (SP)
3 - Isabela Assumpção, médica pós-graduada em Dermatologia da Clínica Mais Excelência Médica (SP).