Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Se você também é fã de tapioca, vai adorar esse guia de compras elaborado pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor). Ele traz 6 ótimas dicas para que você possa escolher a melhor tapioca que irá levar para a casa. Confira:
1- Sal e conservantes
Atente-se aos rótulos, opte levar tapiocas que não contenham adição de sal ou conservantes. Assim, poderá garantir uma escolha mais saudável e natural.
2- Data de fabricação
Estar atento à data de validade é de suma importância. Mas, no caso da tapioca, a Proteste recomenda que o consumidor opte sempre por produtos que tenham a data de fabricação mais próxima. Afinal, quanto mais próxima ela for, mais fresco o produto estará.
3- Integridade das embalagens
Embalagens violadas podem possibilitar a entrada de ar no produto, e isso facilita o desenvolvimento de micro-organismos. Portanto, na hora da compra, confira se a embalagem não esteja furada e tenha uma boa aparência.
Tapioca: 8 receitas saudáveis, fáceis e com poucas calorias
4- Coloração
A coloração da tapioca é muito importante. Ela deve estar sempre totalmente branca, tendo em vista que a mudança de cor pode indicar possíveis problemas microbiológicos.
5- Embalagem a vácuo
A embalagem a vácuo inibe o crescimento de microorganismos e reduz as chances de deterioração do produto. Portanto, se for possível investir nas tapiocas que vêm embaladas a vácuo, é melhor.
6- De olho no lote
É importante que o lote do produto esteja discriminado na embalagem. Assim, caso haja algum problema com o produto, ficará mais fácil de rastreá-lo.
Após a compra, cuidados com o modo de conservação da tapioca são essenciais. A recomendação é que ela seja armazenada na geladeira e consumida em até cinco dias.