A Dra. Emily Alvernaz é médica com especialização em Dermatologia e Medicina e Cirurgia Estética. Já atuou como de...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO que é óleo de melaleuca?
O óleo de melaleuca, também conhecido como tea tree, é um óleo essencial utilizado para o tratamento de feridas na pele, nas unhas, no cabelo, acnes e candidíase devido às suas propriedades antissépticas e antifúngicas.
Para que serve o óleo de melaleuca?
O óleo de melaleuca possui ação antisséptica e é eficaz contra bactérias, vírus e fungos - além de ter propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e cicatrizantes, que permitem o uso da substância para:
- Tratamento de acne;
- Tratamento de caspa;
- Tratamento de micose de unhas;
- Tratamento de candidíase;
- Tratamento de feridas na pele;
- Acalmar a pele após a depilação;
- Eliminar o mau hálito;
- Eliminar odores corporais;
- Agir como repelente/inseticida.
Saiba mais: Óleo de rosa mosqueta: para que serve, benefícios e como usar
Benefícios do óleo de melaleuca
Alguns dos principais benefícios do óleo de melaleuca são:
1. Colabora no tratamento de micose nas unhas
O óleo de melaleuca pode ser um aliado no combate à micose de unha. Isso porque o óleo mata e inibe o processo de respiração dos fungos, fazendo desaparecer os sintomas em poucas semanas de uso. Por ser fungicida, o óleo de melaleuca é ideal para esse fim.
Como usar: neste caso, Mariana Vitte, naturóloga do “W Estética & Spa”, recomenda a aplicação de uma gota do óleo essencial puro diretamente sobre a unha afetada, duas vezes ao dia, até que ela se cure da micose.
2. Cuidado dos cabelos
O óleo de melaleuca promove uma limpeza no couro cabeludo, desobstruindo os folículos. Além disso, sua ação anti-inflamatória regula vermelhidão, coceira e descamação na região. Vívian Malva, professora de Naturologia, aconselha procurar nas prateleiras por xampus formulados com a substância ou misturar 5 ml de óleo vegetal de abacate + três gotas de óleo de melaleuca + uma gota de óleo de lavanda.
Como usar: "Massageie bem o couro cabeludo e os fios com a mistura, deixando-a agir por 10 minutos. Depois, lave com seu xampu. Repita o protocolo semanalmente", indica a especialista.
Saiba mais: 10 medidas para eliminar a caspa
3. Ajuda a melhorar a pele acneica
Graças às suas propriedades antissépticas e antibacterianas, o óleo de melaleuca combate a bactéria responsável pelo processo inflamatório dos folículos pilosos e as formação das lesões acneicas.
"Já existem estudos que apontam que o óleo de melaleuca com uma concentração de 5% trata tão bem a acne quanto o peróxido de benzoíla na mesma concentração - com o diferencial de não irritar a pele", comenta Emily Alvernaz, dermatologista da Clínica Goa.
Como usar: para aproveitar esses benefícios, use todas as noites géis com concentração de 5% de óleo de melaleuca ou dilua três gotas do produto em 10 ml de óleo vegetal de jojoba para aplicar na pele. Ainda assim, vale procurar um dermatologista ou aromaterapeuta para avaliar e recomendar a dose certa para cada caso.
Saiba mais: Respostas para 17 dúvidas comuns sobre a acne
4. Auxilia no tratamento da candidíase
Alguns estudos sugerem que, devido às suas propriedades fungicidas, o óleo de melaleuca também pode ser usado como alternativa para o tratamento natural da candidíase vaginal.
Isso porque o produto se demonstrou capaz de diminuir as cepas do fungo e, ao mesmo tempo, eliminar os micro-organismos resistentes aos antifúngicos, afetando sua permeabilidade e impedindo sua fixação na pele, o que inibe a proliferação.
Como usar: por não haver um alto número de pesquisas que relatam os efeitos do óleo na região íntima, é necessário consultar um ginecologista para entender se a candidíase pede por aplicação interna ou externa de medicamentos antifúngicos.
5. Acalma a pele após a depilação
A dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Mônica Aribi, explica que o poder anti-inflamatório do óleo de melaleuca mais uma vez entra em ação. “Somado ao seu efeito calmante e cicatrizante, a substância ajuda a acalmar a pele irritada e a evitar foliculite”, esclarece.
Como usar: para isso, misture três gotas do óleo essencial em uma colher (sopa) de gel de aloe vera e aplique na região depilada logo após o término do procedimento.
6. Ajuda a combater o mau hálito
Por ter amplo espectro de atividade contra bactérias, vírus e fungos, o óleo de melaleuca é bastante indicado nesse caso. Vívian Malva explica que já existem no mercado alguns cremes dentais e enxaguantes bucais formulados com o óleo de melaleuca, mas que ele também pode ser usado de outras maneiras para combater o mau hálito.
"Outra possibilidade, é pingar uma gota do óleo essencial em um copo de água, mexer bem, bochechar e cuspir, enxaguando bem a boca, sem engolir", indica. Além disso, afta e infecções na gengiva também podem ser tratadas dessa forma.
Como usar: segundo a professora, isso pode ser feito três vezes ao dia, até os sintomas desaparecerem (o que deve acontecer no máximo em uma semana). Se o caso tornar-se crônico, suspenda o uso do óleo e agende uma consulta médica.
7. Colabora na diminuição de odores corporais
Devido à sua ação antibacteriana e desodorante, o óleo de melaleuca tem a combinação perfeita para combater os odores causados pela transpiração. A especialista em aromas Nathalia Carravetta explica que é possível fazer um desodorante natural combinado com bicarbonato de sódio.
Como usar: “É só misturar 50g de bicarbonato com oito gotas do óleo essencial, conservar tudo em um frasco de vidro com tampa em spray e borrifar nas axilas uma vez ao dia", ensina a profissional.
Saiba mais: Aromaterapia ajuda a reduzir sintomas do estresse
8. Age como repelente inseticida
O óleo de melaleuca é um ótimo parasiticida. Na verdade, muitos óleos essenciais são repelentes, pois as plantas de onde são extraídos, em seu processo de evolução, precisaram encontrar formas de se proteger dos insetos.
Como usar: "O óleo de melaleuca pode ser usado em difusores de ambientes (elétrico ou em vela): basta colocar cinco gotas diluídas em água", ensina Mariana Vitte.
Onde comprar óleo de melaleuca
O óleo de melaleuca é vendido em casas de produtos naturais e em algumas farmácias. Nas prateleiras, leia o rótulo e certifique-se de que ele é 100% natural, sem adulterações ou presença de outros ingredientes que podem alterar seu efeito. A melaleuca também pode entrar em fórmulas manipuladas ou de produtos industrializados, como xampus e cremes dentais.
Saiba mais: 5 formas de usar o bicarbonato de sódio na limpeza da casa
Contraindicações
Embora as irritações e reações alérgicas possam ocorrer em pessoas pré-dispostas, por ser natural, não há grandes contraindicações para o óleo de melaleuca quando usado em concentrações corretas. No entanto, segundo a dermatologista Emily Alvernaz, o uso oral não é recomendado, por ser tóxico ao sistema nervoso central, e o uso em gestantes é controverso.
“Ainda não há estudos que comprovem sua segurança caso os componentes, ou metabólitos do óleo, atravessem a placenta. De qualquer forma, não é indicado, principalmente, no primeiro semestre da gravidez", alerta a especialista.
Referências
Vívian Malva, professora do curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi
Mariana Vitte, naturóloga do W Estética & Spa
Nathalia Carravetta, especialista em aromas da marca L'eponge
Emily Alvernaz (CRM 60050), médica dermatologista da Clínica Goa
Mônica Aribi (CRM 53387), médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia
COSTA, Anna Carolina Borges Pereia da et al. Atividade antifúngica do óleo essencial de Melaleuca alternifolia sobre leveduras isoladas de candidíase bucal de gestantes HIV positivas. Revista do Instituto Adolfo Lutz, v.69, n.3, p.403-407, 2010. Disponível em: http://periodicos.ses.sp.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0073-98552010000300018&lng=es&nrm=iso&tlng=es. Acesso em: 18 de janeiro de 2023.
ORCHARD, Ané; VUUREN, Sandy Van. Commercial Essential Oils as Potential Antimicrobials to Treat Skin Diseases. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1155/2017/4517971. Acesso em: 18 de janeiro de 2023.
MORORÓ, Darrielle Gomes Alves et al.Therapeutic ultrasound associated with essential oils of copaiba and tea tree for healing skin lesions. Revista Estima - Brazilian Journal of Enterostomal Therapy. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1519-38292005000100015. Acesso em 18 de janeiro de 2023.