Formado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP) em 1992. Newton Nunes é professor do Instituto do C...
iComo deixar o sedentarismo de lado? Não poder frequentar uma academia já não é mais uma justificativa. Uma saída mais simples e fácil é fazer exercícios em casa, lembrando sempre a obrigatoriedade da realização do teste ergométrico inicialmente. Isso porque existem atividades físicas que não precisam de equipamentos e que você pode realizá-las no conforto do seu lar. Para você fazer este treinamento, não são necessários materiais especiais, no máximo, eventualmente, os móveis da casa.
Como fazer treino em casa
Após a realização da avaliação física inicial (teste ergométrico), a pessoa não tem mais motivos para não iniciar seu programa de exercícios físicos no local que desejar. A adaptação ao treinamento físico deve ocorrer de forma gradativa, respeitando as características do indivíduo e seus sistemas muscular e cardiorrespiratório.
O treinamento físico possui as variáveis: intensidade, duração dos treinos e regularidade. Os exercícios físicos em casa devem possuir uma intensidade moderada, com uma duração total entre 20 a 30 minutos e uma regularidade de pelo menos 3 sessões por semana.
Escolha inicialmente uma modalidade de sua preferência. Defina e organize um espaço arejado e amplo em sua residência. Podem ser utilizados os seguintes materiais: colchonetes, caneleiras, halteres e elásticos, além de outros que serão os próprios móveis de casa, ou até mesmo sem nenhum material.
Saiba mais: Exercícios para emagrecer: 10 treinos para fazer em casa
Exercícios para fazer em casa
A seguir serão apresentados alguns exercícios:
- Flexão de braço
-
Agachamento simples (sentar e levantar no banco ou no sofá)
- Subir e descer escadas
- Agachamento afundo (deslocamentos frontais)
- Polichinelos
- Tríceps sobre a cadeira
- Prancha
-
Abdominal
- Barra pendurada no batente da porta
Estes exercícios podem ser realizados em forma de circuitos, sendo realizados por número de repetições ou por tempo. Torna-se de fundamental importância ressaltar que para uma evolução segura, correta e adequada do indivíduo no treinamento físico em casa, é necessária a participação e orientação de um Professor de Educação Física. Com isso, a falta de uma academia não é motivo para existir o sedentarismo em sua vida. Afaste os móveis da sala e bons treinos!
Saiba mais: Entorse de tornozelo: o que fazer e tempo de recuperação
Musculação em casa
Outros exercícios para treinar sem equipamento
Top 5 exercícios sem equipamentos para fazer ao ar livre