Médico, nutrólogo e presidente da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia;...
A vesícula é um órgão que tem papel importante durante o processo de digestão. Ela é a responsável por liberar uma substância que vai ajudar a dissolver toda a gordura que é ingerida durante as refeições. E o problema acontece quando você come mais alimentos gordurosos do que deveria. Nesse caso, a vesícula é obrigada a trabalhar muito mais.
Com o passar do tempo e da idade, o nosso metabolismo vai ficando naturalmente mais lento e a vesícula perde a sua capacidade de dissolver toda essa gordura. O colesterol, então, começa a ser depositado lá dentro e acaba se fundindo com outras substâncias e minerais, fazendo com que surjam as temidas pedras.
Portanto, não há dúvidas de que as pessoas que ingerem uma quantidade excessiva de alimentos gordurosos, principalmente aqueles ricos em gordura trans, podem desenvolver a médio e longo prazo pedras na vesícula. Além da alimentação, ainda há a predisposição genética, fator que também favorece o aparecimento desses cálculos.
Saiba mais: Pedra na vesícula: conheça os fatores de risco e como prevenir
É importante ter sempre uma dieta rica em fibras e com pouca gordura. Não é preciso excluí-la, apenas reduzir o consumo. Também é recomendado fazer a manutenção do peso ideal para o seu tipo físico, algo que ajuda a controlar o nível do colesterol no organismo.
Não podemos esquecer da prática regular de atividades físicas, grande aliada de uma vida nutrologicamente saudável. Sobre o tratamento, uma vez diagnosticada, na maioria das vezes, a indicação é a retirada da vesícula em cirurgia feita por laparoscopia. A boa notícia é que a recuperação costuma ser bem rápida.
E, apesar de alguns casos de pedra na vesícula serem assintomáticos, outros provocam dor no abdômen, podendo ser mais intensa do lado direito. Ela normalmente aparece meia hora após uma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui depois. Fique atento aos sintomas e sinais do seu corpo, procure um médico ao notar o surgimento deles, evitando assim complicações.