Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iUm bebê de seis meses morreu após ingerir um suco batido com mel, no Japão. O caso aconteceu em 2017, mas voltou à tona nas redes sociais nas últimas semanas. O pequeno faleceu devido ao botulismo infantil, doença desenvolvida a partir da contaminação com a bactéria Clostridium botulinum, encontrada no mel da casa da família.
Era 16 de fevereiro quando o bebê começou a ter tosse. No dia 20, teve convulsões e falhas respiratórias e só no dia 28 foi diagnosticado com a doença. No dia 30 de março, ele faleceu.
A bactéria Clostridium botulinum foi encontrada tanto no exame de fezes quando no mel que foi oferecido pelos pais do bebê. O mel é um dos alimentos mais perigosos para hospedar esta bactéria se for mal conservado e, por isso, não deve ser oferecido para uma criança com menos de um ano de idade. As informações são do jornal Japan Times.
Botulismo infantil
Este é o tipo mais comum da doença e costuma acometer crianças de aproximadamente dois a seis meses de idade. Aqui, a bactéria causadora do botulismo multiplica-se e libera toxinas dentro do trato gastrointestinal do bebê e pode causar graves complicações à sua saúde.
Se o botulismo infantil está relacionado à ingestão de alimentos contaminados, como o mel, os problemas geralmente começam dentro de 18 a 36 horas após a toxina entrar no corpo do bebê. Os sinais e sintomas incluem:
Saiba mais: Botulismo: sintomas, tratamentos e causas
- Constipação (muitas vezes o primeiro sinal)
- Movimentos flexíveis, devido à fraqueza muscular e dificuldade para controlar a cabeça
- Choro fraco
- Irritabilidade
- Baba excessiva
- Pálpebras caídas
- Cansaço
- Dificuldade de sucção ou alimentação
- Paralisia
Alimentos que não devem ser oferecidos até o primeiro ano
O mel não deve ser oferecido aos bebês pelo risco de botulismo. No entanto, há outros alimentos que não devem ser oferecidos aos pequenos até um ano de idade:
- Mel
- Açúcar refinado
- Refrigerantes
- Café
- Leite Comum
- Industrializados em geral
- Frutos do mar
- Oleaginosas