Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iQuando sofremos com a tristeza, não é incomum que fiquemos reclusos, buscando atividades que combinem com nosso estado de espírito. E isso inclui escutar músicas melancólicas. Entretanto, de acordo com um estudo publicado no periódico Emotion, isso não é prejudicial. Na verdade, segundo relatos de quem tem depressão, ouvir canções deprimentes reduz os sentimentos ruins.
Segundo os pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida, os sons melancólicos possuem propriedades relaxantes. Ao contrário do que muitos pensam, pessoas tristes não escutam esses tipos de canções para se sentirem pior. Na verdade, é uma forma de conseguir lidar com os problemas.
Como o estudo foi feito
Os cientistas selecionaram um grupo de 76 mulheres, e metade delas havia sido diagnosticada com depressão. Elas foram instruídas a escutar músicas clássicas tristes e alegres.
Os pacientes com depressão preferiam escutar as músicas tristes. Para entender o motivo, os pesquisadores pediram para que as participantes descrevessem o que sentiam ao ouvir as canções melancólicas.
A maioria delas afirmou se sentir mais feliz ao escutar essas músicas, notando uma melhora no estado de humor.
Conclusões
De acordo com os pesquisadores, o estudo é pequeno, e não deve ser encarado como uma verdade absoluta. Ainda faltam muitos dados que possam explicar por que a música triste possui propriedades calmantes. Além disso, eles não realizaram o experimento com canções contemporâneas (e que possuíssem palavras).
Para entender o poder transformador da música, veja nossa matéria contando sobre como essa arte salvou a vida de muitas pessoas.