Saber se relacionar é uma arte que pode ser sempre aprimorada. Para ajudar no seu dia-a-dia a entender atitudes ou situa...
iRedator focado em saúde e bem-estar, com destaque para comportamento e saúde mental.
O amor é um sentimento multifacetado. Ao mesmo tempo que estar com alguém pode nos dar a sensação de que somos imbatíveis, afastar-se de quem amamos acaba trazendo nossos vazios e fragilidades à tona. Entretanto, independente das consequências dos relacionamentos serem positivas ou negativas, é possível extrair grandes aprendizados de nossas jornadas amorosas.
Estando com alguém ou não, a convivência com o próximo nos faz ter descobertas sobre nós mesmos, e modifica a nossa forma de enxergar o mundo. Pensando nisso, separamos cinco frases para você refletir sobre o amor no dia dos namorados. O intuito é que seja possível ressignificar pensamentos prejudiciais, e potencializar crenças benéficas. Veja a seguir:
1. Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor. (William Shakespeare)
Quando precisamos nos esforçar em excesso para manter alguém conosco, é necessário refletir sobre nossas motivações. De acordo com o psicólogo Alexandre Bez, a falta de autoestima é um dos principais fatores que nos levam a querer insistir em uma relação difícil.
Cada um de nós é motivado por crenças diferentes, entretanto, precisamos nutrir o nosso autoconhecimento para diferenciar o que precisamos do que queremos. É importante não esquecer de priorizar a reciprocidade em nossas vidas, pois todos somos merecedores da felicidade.
Leia mais: Amor tem 5 fases, mas casais desistem na metade, diz psicólogo
2. Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que há falta de amor. (Vladmirir Maiasbóuski)
Segundo o psicólogo, o relacionamento deve ser sempre uma dualidade, e nunca uma imposição. Balancear as nossas próprias demandas com os desejos do próximo é uma forma de manter o equilíbrio na relação, e garantir que cada um tenha sua individualidade.
Alexandre indica que podemos abrir mão de algumas coisas, mas estas concessões nunca devem trazer sofrimento ou constrangimento. Respeitar a si mesmo deve ser um norte para todas nossas decisões.
Saiba mais: Frases de amor para refletir ou mandar para quem ama
3. Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. (Antoine de Saint-Exupéry)
Compartilhar objetivos em comum com quem amamos é importante, e não precisamos abrir mão disso. Segundo Alexandre, metas semelhantes nos fazem nos identificar com quem estamos, característica importante para as relações.
"Respeitando a si e o próximo é possível alcançar isso", afirma o psicólogo. Quando não caminhamos juntos na mesma direção, corremos o risco de optar por caminhos que não representem o que somos e queremos.
4. Amor não é aquilo que queremos sentir, e sim aquilo que sentimos sem querer. (Anônimo)
Todos nós podemos ter medo da solidão. Entretanto, é importante lidar com ela, ressignificando o sentido de estar sozinho. Quando não aproveitamos a nossa própria companhia, corremos o risco de buscar pessoas que preencham nossos vazios.
Segundo Alexandre Bez, os relacionamentos devem acontecer naturalmente, sendo motivados por sentimentos positivos, e nunca por medos. "Uma forma de identificar se estamos buscando alguém por amor ou carência, é estando atento às sensações que temos a dois", explica o especialista.
Não estar satisfeito ou sentir pouco prazer pode ser um sinal de que está na hora de refletir sobre nossas motivações.
5. O amor é a força mais sutil do mundo. (Mahatma Gandhi)
Todos nós temos uma força interna para enfrentar os desafios do dia a dia. Essa energia é originada por nossas experiências de vida, e pelos problemas que superamos ao decorrer de nossa jornada. Entretanto, segundo Alexandre, o amor passional é um estímulo extra.
"Amar alguém nos dá mais um motivo para viver e seguir nossos sonhos da melhor maneira possível", conclui o psicólogo.
Saiba mais: 7 traços para fortalecer dentro de si antes de entrar numa relação