Redatora especialista na cobertura das editorias de saúde, alimentação, fitness e bem-estar.
Se você sente arrepios só de pensar em academia, saiba que há outras alternativas no mercado para você melhorar a qualidade de vida e ainda se divertir. Fisiologista do exercício e especializada em Nutrição, Condicionamento Desportivo, Yoga e Recreação, Laura Williams mostra 8 esportes divertidos para que você se exercite como se estivesse brincando.
1. Bambolê fitness
Os bambolês não servem apenas para crianças, segundo Laura. Eles também proporcionam queima de calorias e condicionamento físico de uma forma divertida. Um estudo conduzido pela Universidade de Wisconsin, financiado pelo Conselho Americano de Exercício, aponta que se exercitar com bambolê pode queimar até 420 calorias por hora.
Saiba mais: Afine a cintura e perca peso com o bambolê
Famosas já têm aderido às aulas de bambolê fitness, como a atriz Thaila Ayla, a blogueira Gabriela Pugliesi e a cantora Kelly Osbourne. Afinal, o bambolê aumenta principalmente a coordenação motora e a força do tronco. Adote o movimento clássico (de girá-lo pela cintura) como um exercício para fazer em casa. Basta dar impulso com o aro e soltá-lo, deslocando os quadris de um lado para outro para manter o bambolê em movimento.
A fisiologista Laura diz ainda que o bambolê não precisa só ser girado para ser um aliado à qualidade de vida. Você pode colocá-lo no chão e simplesmente pular de um lado para o outro, posicionando as pernas para dentro e fora do bambolê. Ou tentar passar por dentro do bambolê, para aumentar sua flexibilidade.
2. Boate fitness
Se você curte festas, a ideia de boate fitness pode se encaixar como uma luva. Novos studios têm focado na saúde ao imitarem pistas de dança, com show de luzes, DJs e coreografias para queimar calorias dançando.
3. Skate paddle: surfe no asfalto
Apesar de parecer contraditório, há uma modalidade conhecida como "surfe fora d'água": o hamboard (ou skate paddle, surfskate e "skate simulador de surfe"). O equipamento parece uma prancha de surfe com rodas, usada junto a um instrumento chamado de varredor (que se assemelha ao remo do stand-up paddle, mas tem uma borracha na ponta do bastão para evitar deslizamentos).
Diferente do skate e do longboard, o shape (base) é maior e as rodas possuem molas, permitindo uma inclinação maior durante os movimentos. Assim, a ideia é trabalhar todos os músculos que também são trabalhados no surfe, mas em terra firme.
4. Spinning
Conhecido como "aula de ciclismo indoor" ou "fit bike", o spinning tem conquistado espaço nas academias e studios. Antes utilizado apenas por atletas que pedalavam também nas ruas, a modalidade agora aparece combinada com coreografias e pesos livres, ganhando cada vez mais adeptos.
Saiba mais: Spinning: aula emagrece e define pernas e bumbum
O spinning, segundo Laura:
- Melhora o condicionamento físico devido à sua alta intensidade
- Reduz riscos de problemas cardiovasculares
- Tonifica membros inferiores, como pernas
- Queima de 400 a 600 calorias por aula
- Diminui chances de pressão alta, diabetes tipo 2 e osteoartrite
- Melhora a memória e o humor
- Melhora a vida sexual
5. Aqua-zumba
A zumba já virou febre no Brasil. Agora, já imaginou praticar a dança dentro d'água? Pois esta é a ideia do aqua-zumba: você leva seu treino de zumba para a piscina.
Assim, o aqua-zumba se caracteriza como um exercício divertido, de baixo impacto às articulações e que ainda ajuda a tonificar os músculos devido à resistência natural da água quando nos movimentamos.
6. Pound
Pegue suas baquetas e comece a batê-las enquanto se movimenta. Este é o princípio do pound, um exercício focado em libertar "seu baterista interior" enquanto você faz movimentos coreografados que trabalham seu corpo por completo.
É uma modalidade que combina agachamento com abdominais e exercícios para braços. Os movimentos necessitam do abdômen contraído, o que ajuda a definir a região. Ainda, você pode emagrecer até 900 em uma hora de aula.
7. Trampolim
Lembra quando você pulava na cama elástica quando criança? Então saiba que mesmo depois de adulto é possível praticar esta brincadeira. Hoje ginásios de trampolim e até mesmo aulas em academias (chamadas de jump) já aderem ao trampolim como um ótimo aliado à saúde.
Saiba mais: Jump: conheça a aula que emagrece e deixa o bumbum durinho
Alguns dos benefícios de usar o trampolim são:
- Menor impacto nas articulações
- Fortalecimento dos músculos (especialmente pernas e quadril)
- Melhora a coordenação motora e equilíbrio
- Melhora a respiração e o sistema cardiovascular
- Queima de 600 a 900 calorias por aula
8. Parkour
Apesar de muita gente associar o parkour a pulos de grandes alturas e a ultrapassar obstáculos enormes, o esporte tem práticas para as mais diversas idades e limitações - fazendo com que os praticantes "voltem a se sentirem como crianças". Afinal, no parkour você trabalhará habilidades como pular, balançar, rolar e agarrar.
Dentre os benefícios do parkour estão:
- Melhora a coordenação motora e o sistema cardiorrespiratório
- Aumenta a concentração e a consciência corporal
- Permite conhecer seus limites
- Proporciona bem-estar
- Eleva a autoestima
- Melhora a flexibilidade
- Aumenta o condicionamento físico
- Reduz os sintomas de ansiedade e depressão
- Controla os níveis de glicose no sangue
A importância de se divertir
Laura aconselha que toda pessoa busque alguma prática física com a qual realmente se divirta. Fazer um exercício com a sensação de "obrigação" não promove prazer, o que torna os índices de desistência mais altos - e, assim, você se sentirá frustrado por não alcançar os resultados esperados. Por isso, procure algo que goste e se sinta motivado a praticar.