Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Agachamento é um dos exercícios mais recomendados para pernas e glúteos. Mas um desafio envolvendo este movimento acabou mal para duas amigas em Chongqing (China), que tiveram de ser levadas ao hospital.
As jovens decidiram ver quem faria mil agachamentos em menos tempo e competiram via chamada de vídeo. Ambas concluíram o desafio. Porém, dois dias depois foram internadas.
As duas apresentaram rabdomiólise, uma síndrome grave e que pode afetar especialmente os rins. Em casos mais sérios, a rabdomiólise pode levar à morte.
Consequências do desafio
De acordo com os médicos que atenderam as jovens, uma pessoa saudável apresenta uma taxa de 70 a 80 mioglobinas na urina (enzima capaz de identificar lesões musculares). Tang, uma das vítimas, estava com quase 4 mil - uma condição que podia ser fatal.
Em entrevista ao jornal China Press, a adolescente contou que, após o desafio, passou a sentir a perna inchada e sua urina estava bastante escura. Além disso, revelou que as duas não tinham o hábito de praticar atividade física.
Rabdomiólise: causas e tratamentos
A rabdomiólise é causada por uma lesão muscular. Portanto, geralmente ocorre devido a exageros de exercícios - seja em relação à carga, volume, intensidade ou ausência de tempo hábil para recuperação dos músculos.
A doença libera mioglobina, uma proteína que armazena o oxigênio no sangue. Os rins, então, tentam filtrar a substância e ficam sobrecarregados, uma vez que a mioglobina é bastante tóxica.
Por isso, tende a causar:
- Insuficiência renal aguda
- Sangramentos inexplicáveis
- Fortes dores musculares
- Inchaço em mãos e pés
- Menor produção de urina
- Falta de ar
- Fraqueza
- Náuseas
- Tontura
- Morte (em casos mais raros)
Geralmente o tratamento da doença envolve:
- Interromper ou reduzir a atividade física
- Melhorar técnicas dos exercícios junto a um profissional
- Realizar aquecimento antes e depois dos exercícios
- Medicações anti-inflamatórias
- Internação (em casos mais graves)
Perigos do excesso de exercícios
Confira lesões musculares e articulares causadas pelo excesso de exercícios
Descubra se exagerar nos exercícios físicos faz mal ao coração