Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Um menino de apenas cinco anos de idade, na Inglaterra, contraiu uma doença rara chamada Síndrome de Stevens-Johnson, após tomar o medicamento paracetamol, recomendado pelo seu próprio médico. O pequeno Ollie Williams estava sofrendo risco de vida e teve que ser colocado em coma induzido por duas semanas.
Em maio deste ano, a mãe de Ollie, Carly, percebeu uma pequena erupção atrás da orelha do seu filho. O médico disse que se tratava de uma infecção viral e recomendou que o tratamento fosse feito com paracetamol. Porém, aquela erupção piorou tanto que começou a se espalhar por todo corpo do menino.
No dia seguinte, Carly levou seu filho ao hospital e ele foi diagnosticado com a síndrome de Stevens-Johnson. Essa doença muitas vezes é causada por uma reação a diversos medicamentos, como o paracetamol, e causou sérios problemas nos pulmões, coração e fez com que o menino precisasse de um andador para conseguir caminhar.
"Ele era um menino perfeitamente saudável e, no espaço de poucas horas, ficou lutando por sua vida", comentou Carly em entrevista ao site Metro. Ollie já está em casa há dois meses, porém ainda não pode voltar para a escola, pois está frequentando a fisioterapia para reaprender a andar.
O que é a Síndrome de Stevens-Johnson
A Síndrome de Stevens-Johnson é uma reação alérgica grave que provoca erupção cutânea, descamação da pele e bolhas nas membranas mucosas, ocasionando processos de necrose e pode até levar à morte.
Existem duas formas dessa mesma doença: a Síndrome de Stevens-Johnson, em que de 10% da superfície do corpo é afetada, e a necrólise epidérmica tóxica, em que mais de 30% da superfície do corpo é afetada e grandes áreas da pele descascam.
Em ambos os casos, a principal causa é uma reação a diversos medicamentos como Paracetamol, Vibramicina, Gardenal, Acetilcisteína, Torsilax, Buscopan Composto (solução gotas), Ibuprofeno, Ácido mefenâmico, Fluconazol, etc. Alguns casos são provocados por doenças de enxerto contra hospedeiro, vacinação ou uma infecção bacteriana.
Por que alguns medicamentos dão reações adversas?
A reação adversa ocorre quando o sistema imunológico interpreta o medicamento como uma substância que poderá causar danos ao corpo e resolve atacar esse agente "nocivo". Na primeira vez que a medicação é ingerida, um anticorpo específico é acionado, a partir da segunda exposição haverá uma manifestação clínica.
Entenda tudo sobre alergia a medicamentos.