Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O consumo do chocolate amargo oferece grandes benefícios para a saúde. De acordo com um estudo realizado pela University College London, ele pode afetar de forma positiva o humor e aliviar os sintomas da depressão.
Contando com o auxílio de cientistas da Universidade de Calgary e da Alberta Health Services Canadá, os pesquisadores da UCL avaliaram os dados de 13.626 adultos e levantaram dados referentes aos sintomas depressivos e ao consumo de diferentes tipos de chocolate.
Além disso, fatores como altura, peso, estado civil, etnia, escolaridade, renda familiar, atividade física, tabagismo e problemas crônicos de saúde foram analisados para garantir que o estudo medisse apenas a relação do efeito com chocolate com a depressão.
Saiba mais: 8 sintomas físicos de depressão além da tristeza
Depressão e ansiedade
Após a análise de dados, os especialistas notaram que aqueles que comem chocolate amargo duas vezes ao dia (máximo 30 gramas ao dia), apresentaram 70% menos chances de relatar sintomas depressivos clinicamente relevantes.
Isso acontece porque o chocolate é conhecido por ser rico em flavonóides, um antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade.
"Mais pesquisas são necessárias para esclarecer a direção da causalidade - pode ser que a depressão faça com que as pessoas percam o interesse em comer chocolate, ou pode haver outros fatores que tornam as pessoas menos propensas a comer chocolate amargo quanto estão deprimidas", informou a principal autora do estudo, Sarah Jackson.
Saiba mais: 12 alimentos para combater a depressão e melhorar o humor