Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Trocar alimentos refinados do dia a dia, como arroz, pães e massas, por alimentos integrais é uma medida simples que pode transformar a saúde. Mas você sabe exatamente como eles impactam algumas funções vitais do organismo?
Grãos integrais podem prevenir o diabetes tipo 2, diminuir o risco de câncer de cólon e ainda proteger a saúde bucal de periodontite e outros problemas. Na matéria abaixo, você descobre quais benefícios os integrais proporcionam à saúde e como incluí-los na dieta:
Ricos em fibras e vitaminas
Uma grande vantagem dos alimentos integrais tem a ver com a preservação dos componentes do grão - farelo, gérmen e endosperma - durante o seu processamento. No refinamento, farelo e gérmen podem ser reduzidos ou mesmo eliminados, mas é justamente nessas partes do grão que podemos encontrar vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, como o ácido ferúlico. Os integrais, portanto, preservam essa qualidade nutricional e são ricos em fibras, vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, manganês, entre outros nutrientes importantes para a saúde.
Controlam a glicemia
Alguns alimentos integrais são ricos em carboidratos. Porém, ao contrário dos refinados, grãos integrais ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, uma vez que o alto teor de fibras torna mais lenta a absorção de glicose pelo organismo. Por isso, alimento integrais podem ajudar a prevenir a obesidade e, consequentemente, o diabetes tipo 2. O magnésio presente nos integrais é outro elemento facilitador, uma vez que está relacionado a um melhor metabolismo dos carboidratos e melhora a sensibilidade do organismo à insulina.
Previnem doenças cardiovasculares
De acordo com a Organização Panamericana da Saúde, doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Uma forma de prevenir estas complicações é trocar alimentos refinados por integrais na dieta. As fibras solúveis presentes nos grãos (em especial a betaglucana, que pode ser encontrada na aveia) produzem uma espécie de gel no intestino, que altera a absorção de colesterol pelo organismo. Por isso, consumir mais alimentos integrais está relacionado à redução dos níveis séricos de colesterol, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares.
Estimulam o intestino
Um tratamento natural recomendado para quem sofre com constipação é aumentar o consumo de fibras e água durante o dia. As fibras, que marcam forte presença nos alimentos integrais, aumentam o bolo fecal e dão origem a substâncias que favorecem o trânsito intestinal e o número de evacuações. Alguns tipos de fibras, como é o caso das solúveis, ainda atuam como probióticos e estimulam o crescimento de bactérias benéficas ao intestino, combatendo a prisão de ventre e a absorção de toxinas.
Aumentam a saciedade
Dietas com a predominância de alimentos integrais são muito recomendadas para quem deseja perder ou controlar o peso. Isso porque os integrais ajudam a prevenir a obesidade, uma vez que garantem mais saciedade após as refeições. As fibras presentes nestes alimentos são processadas mais lentamente, retardando o esvaziamento gástrico e aquela sensação de fome intensa ao longo do dia. Por isso, tente substituir pães, massas e outros alimentos pela versão 100% integral na hora de preparar as refeições.
Diminuem o risco de câncer
Como falamos um pouco acima, os alimentos integrais oferecem muitos benefícios à saúde intestinal. Nesse ponto, o alto teor de fibras encontrado nos alimentos pode ter relação também com a prevenção do câncer de cólon. Isso devido a alguns fatores, como a melhora do trânsito intestinal, que reduz o contato das paredes do órgão com substâncias potencialmente carcinogênicas, e o crescimento de bactérias benéficas no intestino, que produzem substâncias que regulam e inibem a diferenciação de células neoplásicas, reduzindo o risco para este tipo específico de câncer.
Fortalecem a saúde bucal
Agora você já sabe que os alimentos integrais são grandes aliados da saúde como um todo. Mas sabia que até mesmo a saúde bucal pode ser estimulada por estes alimentos não refinados? Pois é. No caso de diabéticos, o consumo de grãos integrais melhora o metabolismo do açúcar no sangue, resultando em níveis mais baixos de glicose. Esse controle da glicemia, portanto, acaba reduzindo o risco de desenvolvimento de doenças gengivais. Não diabéticos também podem aproveitar este benefício.
Mesmo com uma dieta rica em fibras, vitaminas e minerais, graças aos alimentos integrais, vale lembrar que uma boa higiene bucal deve ser mantida à risca. Escove os dentes sempre após as refeições e com um creme dental completo, como o novo Colgate Total 12, que protege dentes, gengiva, língua e bochechas de bactérias causadoras de cárie, inflamações e mau hálito.